UFMA celebra abertura do semestre letivo 2021.1 em cerimônia virtual e com apresentação da Orquestra Guajajara

publicado: 08/06/2021 17h40, última modificação: 08/06/2021 19h01
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

“Hoje começam as aulas, ainda que sejam nesta forma virtual. Os cuidados ainda são muitos e necessários nestes tempos pandêmicos, mas temos o compromisso de manter a conexão com todos vocês.” Com essas palavras, a pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, Isabel Ibarra, desejou, na noite de ontem, 7, as boas-vindas aos estudantes do primeiro semestre letivo de 2021. A cerimônia foi transmitida no Canal Institucional da UFMA no Youtube e contou com a presença do reitor Natalino Salgado, de superintendentes, pró-reitores, diretores de centros, docentes, técnicos-administrativos e da comunidade acadêmica.

O presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFMA, Marcony Edson da Silva, parabenizou a todos pela conquista. “Vocês já são grandes vencedores, porque conseguiram entrar em uma instituição pública e de qualidade em meio a uma pandemia, mudando os hábitos de estudo e se adaptando ao ensino remoto, mantendo o foco, mesmo que muitos de vocês ainda sintam a perda de amigos e familiares causada pela covid-19. Transformem a leitura em um ato de amor”, orientou.

Em nome de todos os diretores dos câmpus do continente, o diretor do Câmpus de Grajaú, Roni César Araújo, desejou as boas-vindas aos calouros e um bom retorno dos veteranos às atividades acadêmicas. “A experiência de passar pela UFMA será um divisor de água na vida de vocês, sobretudo, porque a Universidade é um lugar que, além de formar profissionais, ela também forma pessoas. Na universidade, nós temos a oportunidade de conhecer novas ferramentas de estudo, ter acesso a novas leituras, construir novas relações sociais, ampliar o conhecimento e, também, o nosso círculo de amizade. Aqui, vocês terão acesso a uma educação de qualidade acompanhada de excelentes professores”, destacou.

O professor Roni César fez questão de ressaltar também a ação coordenada pela UFMA, junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), ao conceder o Auxílio Inclusão Digital, com a distribuição de tablets e chips, proporcionando aos estudantes condições para a realização das atividades remotas. Vale ressaltar que ainda estão abertas as inscrições para a concessão de bolsas e auxílios da Proaes para o primeiro semestre letivo de 2021.

Chamando a atenção a uma prática que tem se tornardo comum entre os jovens na contemporaneidade, a professora Lindalva Maciel, diretora do Centro de Ciências Sociais, pediu mais sororidade nas ações e palavras destinadas ao outro.  “Que se exija seriedade intelectual para conhecer o texto e o contexto. É importante que sejamos críticos, porque a crítica cria a disciplina intelectual necessária para que façamos perguntas ao que nós lemos, ao que está posto, ao que está escrito, ao livro, ao contexto, à vida. Portanto prestemos atenção a essa cultura de cancelamento e façamos a sua desconstrução. O importante é que nós cuidemos do outro, que ouçamos o outro, que assumamos uma relação de empoderamento, de escuta e de respeito às diferenças. Somente assim é que todos poderão usufruir igualmente os benefícios sociais”, discursou.

Em seguida, bravura e solidariedade foram o pedido do reitor Natalino Salgado aos calouros do primeiro semestre de 2021. “A nossa história recente tem sido marcada por episódios de solidariedade e de muita superação. Imaginamos e comprovamos que podemos alcançar lugares nunca antes sonhados, principalmente, se nós estivermos comprometidos com a perspectiva de avanço coletivo. Não ignoro uma realidade que, ao mesmo tempo, é difícil e de muitas incertezas, mas avançamos com esperança e otimismo na certeza de que a bonança virá. Toda crise é uma oportunidade para criar, mudar, descobrir e para refazer. A nossa Universidade tem criado e se reinventado para vencer tamanha adversidade, buscando alternativas, utilizando a ciência, o espírito público e o compromisso institucional com a sociedade. Uma vez na UFMA, ajudem a construir uma sociedade melhor”, clamou.

O encerramento da cerimônia foi conduzido ao som da apresentação artística da Orquestra Guajajara, que entoou melodias típicas das saudosas festas juninas maranhenses.

Veja a Cerimônia de Recepção aos Calouros 2021.1 na íntegra:

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque