UFMA celebra abertura do semestre 2020.2, por meio de cerimônia virtual, transmitida pelo Youtube

publicado: 09/02/2021 12h13, última modificação: 10/02/2021 00h30

De forma remota, na noite de ontem, 8, ocorreu a cerimônia de abertura do semestre 2020.2 da Universidade Federal do Maranhão. O evento foi transmitido pelo canal institucional da Universidade no Youtube e contou com a presença do reitor da Universidade, superintendes, pró-reitores, diretores de centros, docentes, técnicos-administrativos e a comunidade acadêmica.

A cerimônia ainda contou com apresentações musicais do projeto “Do nosso jeito”, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com a interpretação da música “Boi de Lágrimas”, por Jonhathan da Silva Souza, estudante do curso de Música e integrante do coral da UFMA; da dupla Ingrid Debus Vietta (estudante do curso de Química Bacharelado e também integrante do Coral da UFMA) e Amanda Roberta de Sousa Lavra, interpretando a música “Azulejo”.

Hugo Bartolomeu Mesquita da Silva, secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMA e discente do curso de Medicina, explanou que a Universidade não é somente um ambiente de formação e preparação para o mercado de trabalho, pois tem uma peculiaridade muito singular: “A UFMA nos ensina a viver, treina nossas faculdades, nos aperfeiçoa e permite que a nossa vida nos eleve para além do nosso ambiente material, a viver uma vida intelectual, racional e livre para adquirirmos a verdade”, em suas palavras. Por fim, ele deu boas-vindas aos novos ingressantes e convidou para seguir as redes sociais do DCE no Instagram e no Facebook.

Durante o seu pronunciamento, o reitor Natalino Salgado saudou de forma acolhedora os novos alunos da Universidade e ressaltou que a instituição é pública e está a serviço da sociedade brasileira. Em seguida, pediu a todos que fizesse um minuto de silêncio para que houvesse reflexão e condolência a todos os familiares que perderam seus entes queridos para a covid-19.

“Parabenizo a todos pelo triunfo alcançado de ter sido aprovado em uma seleção nacional, pelo Enem, em um país desigual socialmente e que não oferta educação a todos, só uma pequena parte dos jovens que conseguem ter acesso ao ensino superior. A Universidade Federal do Maranhão não é só uma referência para o nosso estado, e, sim, para o país, e não vem medindo esforços, construindo um ensino de qualidade em todos os níveis, fazendo justiça a uma instituição pública igualitária e inclusiva”, prosseguiu.

Ele ainda reforçou que a instituição tem buscado se reinventar e se modernizar diante das circunstâncias que o mundo vivencia. “A Universidade só existe porque existem os alunos, o foco será sempre os estudantes. Vamos continuar nesta luta, na perspectiva de que a ciência e a vacina e os cuidados sanitários são importantes no enfretamento da pandemia. A UFMA tem sido pioneira e protagonista de tomar atitudes sérias na preservação da vida dos servidores, professores, alunos e seus respectivos familiares. E, com todas as dificuldades que se têm, vamos superar trabalhando em conjunto, discutindo nos conselhos universitários democraticamente, mas sempre com o norte da preservação da vida, que é única. Vamos sempre acreditar na ciência e na luta constante por mais financiamento para a educação, para que nossos cientistas estejam com as ferramentas necessárias para contribuírem para a melhoria de vida do planeta Terra”, finalizou.

Ao final da solenidade, ocorreu a transmissão do curta “3X melhor”, com a direção de Andriolli Araújo, vencedor nas categorias “Melhor Curta Metragem Maranhense”, “Direção”, “Melhor Montagem/Edição”, “Melhor Trilha Sonora Original”, na 43ª edição do Festival Guarnicê, em 2020.

Por: Allan Potter

Produção: Laís Costa