MENSAGEM DO REITOR

publicado: 21/10/2024 14h17, última modificação: 25/10/2024 10h00
UFMA celebra 58 anos nesta segunda-feira, 21 de outubro

Prezada comunidade,

É com imenso orgulho e satisfação que celebramos hoje o 58º aniversário da nossa querida UFMA. Ao longo dessas quase seis décadas, nossa instituição tem se destacado como um farol de conhecimento, inovação e desenvolvimento para o Estado do Maranhão e para o Brasil.

Este é um momento de grande alegria e reflexão sobre as inúmeras conquistas que alcançamos juntos. Desde a sua fundação, a UFMA tem se empenhado em oferecer ensino de excelência, pesquisa de ponta e extensão comprometida com a transformação social. Recentemente, fomos reconhecidos no University Impact Rankings 2024 da Times Higher Education, destacando-nos entre as 1501+ melhores universidades do mundo.

Este reconhecimento é fruto do trabalho árduo e dedicado de nossos docentes, alunos, técnicos administrativos e colaboradores, que diariamente se esforçam para elevar o nome da nossa Universidade.

Além disso, a UFMA tem se destacado em diversas áreas do conhecimento, com importantes avanços em pesquisa e inovação. Nossos projetos voltados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente nas áreas de educação, saúde, energia limpa e parcerias globais, têm sido amplamente reconhecidos.

Este compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da sociedade maranhense reflete nossa missão de contribuir para um futuro melhor e mais justo.

No cenário nacional, a UFMA também se consolida como uma das melhores universidades do Nordeste, ocupando a 5ª posição entre as universidades federais nordestinas e a 13ª em depósito de patentes no país. Esse resultado é um reflexo das políticas de qualidade, que têm promovido uma maior integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Neste dia tão especial, quero expressar minha gratidão a todos que fazem parte da história da UFMA. Cada conquista é resultado do esforço coletivo e da dedicação de cada um de vocês.

Que possamos continuar trilhando este caminho de sucesso, sempre em busca da excelência e do compromisso com a educação pública de qualidade.

Parabéns, UFMA, pelos seus 58 anos de história e conquistas!

Fernando Carvalho Silva

Reitor da Universidade Federal do Maranhão