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UFMA celebra 53 anos do Centro de Ciências de Codó com cerimônia institucional
O Centro de Ciências de Codó (CCCO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desempenha um papel importante no desenvolvimento educacional do interior maranhense. Localizado em uma região marcada por desafios socioeconômicos, o Câmpus Codó tem contribuído com a formação de excelência de seus discentes.
Mesmo em contextos desafiadores, 2025 marca os 53 anos do Centro de Ciências de Codó no município. Com a presença de professores, técnicos, estudantes, convidados e representantes da comunidade, na última quarta-feira, 25, foi realizada a primeira cerimônia institucional em comemoração à data.
Para o diretor do CCCO, Arlane Vieira, o momento é importante. “Nossa Universidade surgiu como um projeto de extensão da Universidade Federal. Isso já faz 53 anos, período em que a Universidade desenvolveu diversos projetos, teve interrupção, o Espírito Universitário se manteve e retornou com o REUNI, retornou mais forte com cursos de licenciatura, logo depois foram implementados dois programas de mestrado. Hoje, a gente só tem a comemorar a tranquilidade em relação ao futuro, em relação ao que queremos, ao trabalho que temos pela frente, com responsabilidade e atenção a desenvolver a nossa comunidade”, declarou o diretor.
Durante a cerimônia, a comunidade acadêmica fez um resgate da trajetória histórica e as contribuições do câmpus para região dos Cocais. O professor José Carlos Aragão Silva refletiu sobre o legado da universidade pública no território e os caminhos que estão sendo construídos coletivamente. Os docentes Alex de Sousa Lima e Jascira Lima compartilharam reflexões sobre memória institucional, formação docente e compromisso social da UFMA Codó.
O técnico administrativo aposentado Edvaldo de Sousa falou representando o corpo técnico e lembrou, com carinho, a memória da professora Iramary de Jesus, uma das primeiras diretoras do câmpus. A servidora Tonhetina Almeida também discursou em nome dos técnicos administrativos, e a estudante Evelen Kaíssa, do curso de História, compartilhou sua perspectiva como representante discente.
A presença dos territórios tradicionais e o compromisso da UFMA com a justiça social foi observado com a participação da liderança quilombola Emília Moreira, da comunidade Matões dos Moreira, em uma atividade aberta do Curso de Extensão sobre Direitos Humanos, promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Humanas – História.
Cursos de excelência
Ao longo dos anos, o Ministério da Educação (MEC) tem avaliado os cursos oferecidos no Centro de Ciências de Codó com notas que refletem o compromisso da UFMA em oferecer educação de excelência. Em 2024, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/História conquistou a nota máxima (5,0) na avaliação do MEC. Em 2023, o curso Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia (LCN) também alcançou a nota 5.
“Estamos formando professores altamente capacitados que estão transformando a realidade educacional no Território dos Cocais, atendendo às demandas das escolas públicas e contribuindo para o desenvolvimento social e científico do estado. Essas notas são um reflexo do trabalho conjunto de toda a nossa comunidade acadêmica, desde o corpo docente qualificado até os estudantes, que se dedicam a construir um futuro melhor”, expressou Arlane.
O desempenho reforça o papel da UFMA Codó como uma instituição que vai além da sala de aula, promovendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade, alinhados às necessidades locais e regionais.

Qualificação do Corpo Docente: um indicador de qualidade
Cerca de 93,55% dos professores efetivos do CCCO possuem doutorado, destacando-se entre as instituições da região. A diversidade de áreas também é um ponto forte, abrangendo Ciências Naturais, Biologia, Matemática, Física, Química, História, Sociologia, Filosofia, Geografia e Fundamentos de Educação, entre outras. A alta qualificação do corpo docente reflete diretamente na trajetória acadêmica dos estudantes. Os principais impactos incluem:
- Participação em Grupos de Pesquisa: muitos discentes integram projetos de pesquisa no PIBIC e financiados por agências como FAPEMA, CNPQ e outras, proporcionando vivências práticas e complementares em pesquisa;
- Integração com Centros de Excelência: o intercâmbio dos docentes com outros centros de pesquisa do país facilita a inserção de discentes em programas de mestrado e doutorado em instituições de destaque nacional;
- Protagonismo Acadêmico: estudantes participam de projetos de extensão, iniciação científica e eventos acadêmicos de relevância, destacando-se regional e nacionalmente;
- Integração Ensino-Extensão: projetos como o Centro Timbirense de Matemática (CTM) e o PICEI (Projeto de Incentivo à Criação de Ambiente de Iniciação Científica, Pesquisa, Extensão Universitária e Inovação) aproximam os estudantes das realidades locais, fortalecendo suas competências e gerando impacto social positivo.
UFMA Codó: a história
O processo de expansão Universidade Federal do Maranhão para o interior do estado alcançou o município de Codó em maio de 1972, tendo como marco a instalação do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, e um Projeto Norteador. As principais atividades e ações realizadas nas três décadas iniciais se deram, sobretudo, por meio das linhas de estágio rural; assessoramento à administração pública municipal; apoio às entidades comunitárias e a implantação do Centro de Aplicação Tecnológica, que tinha o propósito de estimular a produção e transformação de alimentos destinados ao setor da indústria caseira com melhoria da renda familiar.
O Curso de Pedagogia foi instalado no ano de 1988, oferecendo inicialmente 35 vagas. Entretanto o curso passou por dificuldades e acabou sendo fechado.
Em 35 anos de interiorização, considerando o intervalo de 1972 a 2006, a UFMA não tinha de fato alcançado metas significativas com respeito ao tripé ensino, pesquisa e extensão. A partir de 2007, com a conclusão da obra de construção do Prédio I, o câmpus de Codó abre uma nova perspectiva de retomada da interiorização, reforçando o seu compromisso social. Foram adquiridos equipamentos que deram base para a instalação do laboratório de informática e investiu-se na compra de títulos para o acervo da biblioteca. O câmpus iniciou suas atividades com a implantação do curso de graduação em Licenciatura em Informática e por meio da oferta de vagas para o Curso a Distância de Especialização em Gestão Escolar.
Com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, foram implantadas duas novas graduações com início no segundo semestre letivo de 2010: Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Ciências Humanas. Com esses cursos, a UFMA do Câmpus de Codó passou a dinamizar ainda mais a extensão e a pesquisa, agregando comunidades, escolas públicas e discentes dos cursos da instituição. Os discentes contam com oportunidades fundamentais de inserção na vida acadêmica por meio das bolsas de auxílio às ações de extensão, bolsas dos três Programas de Iniciação à Docência - PIBID, bolsas de pesquisa e bolsas permanência.
Por intermédio da Assessoria de Interiorização (ASEI), foi implantado o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PROFEBPAR), iniciando em 2009 com os seguintes cursos: Pedagogia, Matemática (1ª Licenciatura) e Educação Física, Letras Espanhol (2ª Licenciatura). Em 2013, ofertou-se o curso de Ciências Sociais para 2ª Licenciatura. Atualmente, há três cursos com turmas abertas: Letras Inglês, Letras Espanhol e Pedagogia (1ª Licenciatura).
Em 2015, o curso de Pedagogia foi reaberto, entretanto, com uma formatação do Projeto Político Pedagógico voltado para as necessidades da microrregião de Codó. Atualmente, O Centro de Ciências de Codó oferece 3 cursos de graduação e 4 cursos de pós-graduação. O câmpus continua crescendo com responsabilidade e qualidade, vivendo o seu lema: a vida é combate!
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Luis Felipe Nascimento Costa
Revisão: Jáder Cavalcante