Notícias
UFMA, Câmpus Pinheiro, participa do 74º Congresso Nacional de Botânica, em Brasília
Entre os dias 10 e 15 de novembro, o Grupo de Pesquisa em Biodiversidade e Interdisciplinaridade em Ensino de Ciências Naturais (GPBio), do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Pinheiro, participaram do 74º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), que ocorreu na Universidade de Brasília (UNB). Com apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e da direção do câmpus, os 14 discentes e a orientadora Raysa Valéria Carvalho Saraiva apresentaram 16 trabalhos, e dois desses foram apresentados na VI Mostra de Recursos Didáticos do evento.
Os trabalhos do GPBio foram resultantes dos projetos “Diversidade florística em áreas de lacuna de informação Botânica para o Maranhão” e “Além da flora do Brasil 2020: impulsionando a flora do Maranhão”, ambos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que também contam com docentes dos câmpus da UFMA de São Luís, Chapadinha e Bacabal. Os trabalhos apresentados pelos discentes da UFMA Câmpus Pinheiro continham os resultados de pesquisa sobre a flora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baixada Maranhense, microrregião onde o câmpus está localizado, e da APA das Reentrâncias Maranhenses, onde coletas foram realizadas no município de Guimarães.
Em paralelo, as produções na área do Ensino de Botânica foram resultantes de ações dos Programas Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ambos financiados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Ezequiel Ribeiro, discente que participou do CNBot pela primeira vez, destacou a relevância do evento para sua formação: “A participação no CNBot foi uma experiência de extrema relevância para a minha formação profissional, pois pude apresentar meus resultados para pesquisadores e estudantes de todo o país, trocar experiências, assim como assistir a palestras e conhecer a capital do país. Foi uma experiência incrível”.
A discente Josélia Costa expressou o orgulho de representar a UFMA no congresso. “Cumprimos nossa meta nas apresentações, com certeza, representamos a UFMA Câmpus Pinheiro e o GPBio com orgulho”, vibrou a estudante.
Raysa Saraiva, orientadora do grupo de pesquisa, salientou a importância de participar de eventos como esse. “Faz parte da formação profissional participar de eventos nacionais e internacionais, e o CNBot permitiu aos nossos discentes conhecer mais sobre os avanços na área da Botânica. Com essa experiência, os discentes do Câmpus Pinheiro puderam aumentar o interesse na pesquisa sobre a flora do Maranhão e também sobre metodologias no Ensino de Botânica”, enfatizou a professora.
Em Brasília, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Agência Espacial Brasileira, o Jardim Botânico, o Zoológico, o Planetário e aos museus da cidade. Essas vivências práticas enriquecem o aprendizado, promovem um entendimento mais profundo e integrado entre teoria e prática e estimula a curiosidade pelo estudo das Ciências Naturais.
Por: divulgação/ Câmpus Pinheiro
Fotos: divulgação/ Câmpus Pinheiro
Revisão: Jáder Cavalcante