Notícias

UFMA Câmpus Chapadinha e Iema realizam I Mostra do Projeto Horta Escolar

publicado: 11/11/2024 15h22, última modificação: 12/11/2024 10h32
Iniciativa promove educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável em escolas da microrregião de Chapadinha
UFMA câmpus Chapadinha e Iema realizam I Mostra do Projeto Horta Escolar

O Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizaram, na sexta-feira, 8, a I mostra do projeto “Horta Escolar – Cultivando o futuro com educação e sustentabilidade”, que tem por objetivo promover a educação ambiental e a prática da horticultura entre alunos e professores dos níveis fundamental e médio da microrregião de Chapadinha, Maranhão.

O evento ocorreu no pátio do IEMA e reuniu professores, estudantes, gestores escolares, empresários, pais de alunos, pesquisadores, membros de entidades estudantis e representantes das secretarias de educação e agricultura do município. Durante o encontro, foram apresentados os resultados das pesquisas e ações desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos, além de palestras, exposição de estandes de cultivo de hortaliças, sorteio de brindes e coffee break.

O coordenador do projeto e professor do curso de engenharia agrícola do CCCh, professor Jordânio Inácio Marques, explicou que o projeto possibilita uma mudança de comportamento em relação ao meio ambiente. “O projeto contribui para que nossos alunos e professores desenvolvam uma compreensão mais profunda da relação entre meio ambiente e as práticas alimentares e se tornem agentes de mudança em suas comunidades, contribuindo para um futuro mais sustentável”, pontuou.

A professora do curso de agronomia do CCCh, Raissa Matos, também participou do evento no estande do Grupo de Estudos em Floricultura do Maranhão (Florima), onde falou com os estudantes sobre o cultivo de plantas ornamentais, principalmente flores de corte tropical, entre elas, a rosa-do-deserto. Para Raissa, o projeto deve ser expandido para outras instituições educativas. “A gente espera que essa inciativa possa alcançar outras escolas, porque faz a diferença tanto no âmbito do trabalho, da geração de renda e do empreendedorismo, como também na formação dos nossos jovens”, destacou a professora.

A aluna do quinto período de agronomia do CCCh Michelle da Silva Costa participa do projeto no IEMA auxiliando na capacitação dos estudantes. “A gente realiza a capacitação dos alunos para que eles possam dar início ao projeto, que vai desde a preparação do solo até o plantio das hortaliças. Aqui a gente prepara os alunos para o plantio de coentro, cebolinha, pimenta de bico, pimenta de cheiro e pimenta ardosa, além de rúcula, alface roxo e alface verde”, explicou.  As atividades são desenvolvidas aos sábados e envolvem alunos do IEMA e da UFMA.

Parceria UFMA e IEMA

Em sua fala, o gestor-geral do IEMA Chapadinha, Radson Ferreira do Vale, destacou a importância da parceria institucional com a UFMA.  “Trata-se de uma ação integrada entre a UFMA e o IEMA, cuja relação institucional tem sido fundamental para muitas iniciativas, como é o caso do projeto Horta Escolar.  Hoje estamos aqui colhendo os frutos dessa ação, que começou em 2022 e que vem se fortalecendo cada vez mais, frutos esses que representam um compromisso de estudantes e professores com a educação e com o meio ambiente”, frisou.

O diretor do CCCh, Marcos Bomfim, também frisou a relevância do projeto Horta Escolar e da parceria entre a UFMA e o IEMA. “Um dos objetivos da UFMA Câmpus Chapadinha é o envolvimento em atividades de extensão que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. E nada mais justo do que a participação nesse projeto Horta Escolar, que possibilita aos alunos desenvolver essa percepção sobre a importância de produzir alimentos saudáveis e também respeitar o meio ambiente. Espero que essa parceria entre a UFMA e o IEMA se estenda cada vez mais”, afirmou.

Por: Ivandro Coêlho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: