Notícias
UFMA avança nos trabalhos para o processo eleitoral de diretorias dos doze centros da instituição
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Comissão Eleitoral (COEL) para a eleição de diretorias de centros, segue avançando de forma transparente e democrática nos preparativos para a escolha dos doze novos diretores de centro da instituição. Atualmente, a comissão responsável por coordenar o pleito — desde a organização até a apuração dos resultados — se dedica à elaboração do edital de candidatura, que definirá as regras e o cronograma das campanhas.
Segundo a presidente da COEL, Alessandra Garcia, a finalização do edital é um passo estratégico para o cumprimento do rito institucional. "Estamos trabalhando para cumprir todos os trâmites e prazos determinados pelo regimento. A comissão está finalizando a elaboração do edital para as próximas etapas: a aprovação no CONSEPE e, em seguida, no CONSUN. Assim que o documento for publicado, com o cronograma detalhado, os candidatos poderão iniciar suas campanhas e dar prosseguimento ao pleito", explica.
Para que o processo chegasse à fase atual, foi percorrido um longo processo, iniciado no final de 2025. O objetivo foi garantir que cada etapa respeitasse as instâncias deliberativas da Universidade.
Primeiras etapas e homologação
A preparação teve início entre outubro e dezembro de 2025, com as indicações de representantes pelos Conselhos das Unidades Acadêmicas. Após o recesso natalino, foi realizada, em 15 de janeiro de 2026, a primeira reunião do CONSUN, que homologou os resultados das eleições nas subunidades.
Com a retomada do período letivo, as atividades ganharam novo ritmo. Em 20 de março, a segunda reunião do CONSUN constituiu oficialmente a Comissão Eleitoral (COEL), formalizada com a publicação da Portaria nº 1125/2026 no dia 26 do mesmo mês.
Por fim, em 7 de abril, a COEL iniciou efetivamente suas atividades operacionais, assumindo a fase executiva que coordenará o processo até a divulgação do resultado final.
Próximos passos
Com o rito institucional cumprido, os próximos passos incluem a submissão do edital aos conselhos superiores (CONSEPE e CONSUN) para posterior lançamento oficial. O processo reafirma o compromisso da UFMA com a segurança jurídica, a democracia e o respeito às instâncias decisórias da Universidade.
Por: DCOM
Revisão: Jáder Cavalcante