UFMA assume gestão do Agro Plus no Maranhão

publicado: 18/04/2024 18h08, última modificação: 18/04/2024 18h43
Até agora, o programa era executado pela Universidade Federal de Viçosa
UFMA assume gestão do Agro Plus no Maranhão

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a agência de cooperação alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) firmaram um importante acordo de cooperação no âmbito do Agro Plus – maior programa privado de assistência técnica agrícola do Brasil – para pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo mensurar, analisar e apontar melhorias para a gestão eficiente nas propriedades rurais, conciliando obtenção de maiores receitas com responsabilidade socioambiental dos participantes do programa no Maranhão. Com a assinatura do acordo, que aconteceu na última quarta-feira,17, no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), toda a gestão e execução do Agro Plus Maranhão, agora, ficará a cargo da UFMA.

O agronegócio maranhense tem contribuído de forma significativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Segundo dados do IBGE, Cepea e Abiove, o PIB do Maranhão foi o que mais cresceu entre os estados do Nordeste. Por estarem em grande parte na região do Bioma Cerrado, as propriedades rurais do Maranhão necessitam que sua produção agrícola considere os princípios da sustentabilidade, ou seja, as atividades devem atender às rigorosas legislações, a exemplo do Código Florestal e os regulamentos sociais e trabalhistas. Nesse contexto, é importante ampliar e aperfeiçoar as iniciativas voltadas aos produtores rurais, possibilitando avanço contínuo dos indicadores econômicos, sociais e ambientais de suas atividades.

“A vinda [do Agro Plus] para o Maranhão ocorreu há três anos, com a participação da Universidade Federal de Viçosa, que já está há oito anos executando o programa em Minas Gerais. Aqui, em Chapadinha, nós sempre contamos com a cooperação da GIZ. A partir do segundo semestre, toda a gestão e execução do Agro Plus Maranhão, agora, ficará a cargo da Universidade Federal do Maranhão, que está 100% capacitada e habilitada para fazer esse trabalho no campo. Estamos muito contentes com a possibilidade de assinatura desse termo de cooperação com o reitor da UFMA e temos certeza que, daqui para a frente, esse programa, além de ser o maior programa de assistência técnica do Brasil, será também o maior programa de assistência técnica e de melhoria contínua dos indicadores sociais, ambientais e econômicos das fazendas do Maranhão”, revelou Bernardo Pires, diretor da Abiove.

Durante o evento de assinatura do acordo de cooperação técnica, foram apresentados dados do que tem sido executado na região com as propriedades assistidas pelo programa Agro Plus e pontuado como o programa também impacta na formação dos discentes da Universidade. “Tivemos aqui uma compilação de dados do que já vem sendo feito no Maranhão há bastante tempo. Nós temos uma cooperação com a GIZ, uma parceria muito grande com a Abiove agora. E, a partir deste momento, via o CCCh, o programa Agro Plus pode agora expandir essa parte de extensão rural para o resto do Maranhão. Então, a partir deste momento, talvez, nós tenhamos um crescimento muito grande, não só na parte de extensão rural, mas também no treinamento dos nossos alunos. Isso vai propiciar a inserção e a permanência deles no Maranhão para desenvolver o nosso estado”, afirmou Gregori Ferrão, que vai coordenar o Agro Plus Maranhão.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, pontuou o caráter extensionista do programa: “Estamos assinando um acordo de cooperação com a GIZ e a Abiove, no âmbito do Agro Plus, um programa extensionista, em que nossos alunos estarão no campo avaliando as propriedades para melhorar a gestão dessas propriedades rurais com relação à sustentabilidade”.

Para além da assistência técnica contínua, que gerou um crescimento da propriedade e adequação à legislação, o produtor rural Vitor Barbosa ressaltou a aproximação com a Universidade. “A gente já conseguiu, nos últimos anos, por meio da nossa entidade Agro Soja, uma aproximação bastante significativa com a Universidade, isso era um velho sonho nosso que agora está sendo realizado. Tem alguns professores muito participativos que levam os alunos para a nossa propriedade e montam experimentos, isso aproxima os alunos do mercado de trabalho, mas, principalmente, nos dá a oportunidade de expressar a nossa necessidade de mão de obra, nós tivemos muita dificuldade de prover a propriedade de mão de obra com alguma especialização. Isso é uma coisa que demanda tempo, mas nós estamos chegando lá. E essa parceria com a Universidade, o Agro Plus e os produtores rurais está tendo um papel relevante no desenvolvimento da economia regional”, destacou o produtor.

Com compromisso conjunto de promover um futuro mais sustentável, equitativo e próspero para o Leste Maranhense, a agência de cooperação alemã GIZ, que vai financiar o programa no Maranhão, acredita no impacto do Agro Plus na formação dos profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável, como pontuou Westphalen Nunes, assessor técnico da GIZ: “Essa parceria tem um valor significativo para nós. Vai contribuir para superar um grande desafio, que é formação de técnicos e profissionais com esse olhar voltado para a sustentabilidade dessa importante cadeia, e, principalmente, a universidade local, aqui em Chapadinha. A importância da cooperação é a promoção de sustentabilidade e contribuir para a diminuição dos impactos climáticos em nível global, e a produção sustentável só contribui com isso”.

Confira outros registros da solenidade.

Assinatura Acordo de Cooperação UFMA, GIZ e Abiove - 17.04.2024

Por: Ingrid Trindade