Notícias

UFMA assina resolução do programa de qualificação dos técnicos administrativos em educação

publicado: 26/09/2023 10h38, última modificação: 26/09/2023 18h52
UFMA assina resolução do programa de qualificação dos técnicos administrativos em educação

Na manhã dessa segunda-feira, 25, o reitor Natalino Salgado se reuniu com pró-reitores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintema) para assinar a Resolução n° 302 do Conselho Superior de Administração (Consad). Essa resolução integra o programa de qualificação dos técnicos administrativos em educação da Universidade e abre vagas específicas para capacitação desses profissionais. Agora, os cursos de especialização, mestrado e doutorado disponibilizados pela UFMA reservarão vagas para os profissionais da educação sem essas titulações, promovendo a melhoria de sua qualificação. 20% dessas vagas serão alocadas para os técnicos administrativos da instituição.

Isso representa um passo importante no apoio ao desenvolvimento dos técnicos, como explica a pró-reitora de gestão de pessoas, Marilia Valente. “É uma excelente oportunidade para a melhoria também dos nossos indicadores. Os técnicos vão ter como se desenvolver na carreira, trazendo como devolutiva a satisfação pessoal, qualificação e também a questão da retribuição financeira que muito vem a crescer com suas capacitações”, expõe.

Mara Rachel, Pedagoga da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), revela que a iniciativa parte de uma demanda antiga, mas a Pró-reitoria, entendendo a necessidade da  capacitação, lançou uma campanha para sensibilizar a participação dos servidores TAES. "Foi disponibilizado, dos dias 15 a 25 de junho, um formulário eletrônico para conhecer o perfil de capacitação e qualificação desses servidores, bem como identificar o real interesse na participação dos cursos de mestrado e doutorado. Participaram desta pesquisa 350 servidores TAES e aproximadamente 98% manifestaram interesse em seguir com sua qualificação. A partir daí, foi instituído um grupo de trabalho sob minha coordenação para a redação da  presente Resolução" informa. 

O Pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, professor Fernando Carvalho, pontua que com a política de qualificação dos técnicos será proporcionada uma melhoria na qualidade da Universidade e nos seus serviços. “Isso será uma grande revolução na Universidade, e naturalmente para a sociedade como um todo, pois a UFMA, por ser instituição federal, pode melhor servir e devolver isso à sociedade”, pontua.     

O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, expressa que essa resolução vem para honrar uma cobrança anterior dos técnicos administrativos em ter a Universidade como gestora dos cursos de qualificação. “Por meio dessa resolução, conseguimos a obrigatoriedade de a Universidade oferecer capacitações, mestrado e doutorado aos seus técnicos, o que possibilita uma melhoria à classe, pessoal e institucionalmente”, finalizou.   

Homologação da resolução do programa de qualificação TAEs - 25.09.23

Por: Juan Terra 

Fotos: Karla Costa

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: