Notícias
UFMA assina ordem de serviço para construção de subestação de energia na Cidade Universitária Dom Delgado
Subestação de energia será construída no Câmpus Dom Delgado, da UFMA. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinou, nessa terça-feira, 20, a Ordem de Serviço que autoriza a construção de uma subestação de 69kV/13,8kV no Câmpus Dom Delgado, em São Luís. A execução terá início a partir da data de recebimento da Ordem de Serviço, com prazo contratual global de 24 meses.
Segundo o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a implantação da subestação atende a uma demanda antiga da instituição por segurança energética e representa um marco no processo de modernização da infraestrutura do câmpus. “Essa é uma dos nove construções aprovadas pelo PAC das Universidades, e eu considero esta uma das mais importantes, porque se trata de segurança energética. A Universidade cresceu muito, e, com isso, precisamos de mais energia para funcionar plenamente. Estamos trabalhando para que, até maio de 2027, possamos inaugurar a subestação, que, certamente, atenderá melhor a todas as demandas da nossa Universidade”, destacou.
O superintendente de Infraestrutura, Leonardo Castro, ressaltou a eficiência energética como um dos principais benefícios, além da economia que será gerada com o funcionamento da subestação. “Essa ação é extremamente importante porque vai trazer estabilidade no fornecimento de energia dentro do câmpus e, além disso, uma economia muito significativa em relação ao que a Universidade vem pagando hoje. Nós entregamos o anteprojeto, que está sendo transformado em projeto executivo, e as mudanças são mínimas porque o trabalho foi muito bem feito”, afirmou.
A subestação deverá ser entregue em até 24 meses. Foto: Agaminon Sale (SCOM)
Mais economia e eficiência
Com a subestação em operação, a economia no consumo de energia é estimada em 30% em relação aos custos atuais, permitindo que os recursos da Universidade sejam aplicados em projetos estratégicos de maior relevância para a comunidade acadêmica.
Para o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da UFMA, Marcos Moura, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a eficiência no uso dos recursos. “Essa é uma iniciativa que vai garantir uma redução muito significativa no consumo e na tarifa de energia paga pela Universidade. Os estudos apontam que essa economia será da ordem de 30%, o que significa mais recursos destinados às áreas finalísticas da instituição, como ensino, pesquisa e extensão, que são a marca da nossa gestão”, explicou.
O diretor executivo da Prener Engenharia LTDA, Edmundo Arruda, detalhou os próximos passos da execução da subestação de energia. “O projeto já está em andamento. Os documentos serão encaminhados para a concessionária nos próximos 15 a 20 dias, para análise. A concessionária terá um prazo de 30 dias para devolver o projeto com o aceite. Após essa etapa, retornaremos com o fiscal e a equipe técnica para iniciar as atividades em campo”, informou.
A construção da nova subestação representa mais um avanço da UFMA no compromisso de oferecer uma universidade cada vez mais moderna, eficiente e preparada para atender às necessidades de sua comunidade acadêmica, garantindo melhores condições de ensino, pesquisa e extensão.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante