Notícias
UFMA assina ordem de serviço para construção de novo prédio do CCBS com investimento do PAC
Nessa quinta-feira, 17, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, assinou a ordem de serviço para o início da construção do novo prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A obra está sendo viabilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com um investimento de R$ 7,6 milhões. A nova estrutura representa um marco significativo para a expansão e qualificação da infraestrutura acadêmica e de pesquisa da instituição.
O novo prédio beneficiará diretamente discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação ligados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, proporcionando melhores condições para o ensino, a pesquisa e a formação em saúde.
Nova estrutura para ensino e pesquisa
O reitor Fernando Carvalho destacou a importância da obra, que oferecerá novas salas de aula e laboratórios. “Com certeza, esse prédio traz mais tranquilidade para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde em relação às salas de aula e laboratórios que serão utilizados por todos os cursos do centro”, afirmou.
O diretor substituto do CCBS, Valério Monteiro, considera o projeto uma resposta ao significativo aumento no número de alunos na área da saúde na UFMA. “A Universidade Federal do Maranhão ampliou e muito o número de alunos na área da saúde. Nós estávamos precisando desse tipo de investimento, não apenas para ampliar os espaços, mas para modernizar, com salas de aulas mais eficazes e eficientes, com espaços mais amplos e laboratórios de ensino mais bem-estruturados do que os atuais. Então, isso veio no momento importante de crescimento da Universidade”, pontuou Valério.
Para a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, esse investimento terá um impacto significativo nas pesquisas da Universidade. “É um prédio muito sonhado pelo Centro e ele vai abrigar não só sala de aula, mas também laboratório de ensino, pesquisa e extensão e permitirá a interação de vários pesquisadores entre si. Atualmente, o CCBS não tem um prédio próprio, nós ainda funcionamos no Integrado, que é um prédio antigo. Então, essa realização do professor Fernando vai ajudar muito o aumento da qualidade do ensino na UFMA e a inserção dos alunos de graduação futuramente na pós-graduação”, declarou a pró-reitora.
A iniciativa integra um conjunto de dez obras aprovadas recentemente no âmbito do PAC. O reitor explicou que os trâmites foram acelerados para garantir o início das construções ainda durante a atual gestão presidencial, com expectativa de entrega antes das próximas eleições. “Corremos para publicizar tudo para poder a gente já iniciar as obras, para finalizar. Inclusive antes das eleições do nosso presidente. Para que ele possa vir também inaugurar essas obras na nossa Universidade”, completou.
Investimentos em energia e sustentabilidade
Além do novo prédio do CCBS, entres as dez obras aprovadas, o reitor citou a construção de um novo prédio no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), na Unidade Professor José Batista (Centro), com a construção a pleno vapor.
Fernando Carvalho também anunciou que, em breve, também assinará da ordem de serviço para a construção da nova subestação de energia elétrica do câmpus, em São Luís. A obra atenderá a uma demanda histórica da Universidade, ampliando a capacidade energética para acompanhar o crescimento físico da instituição.
“Hoje, já expandimos tanto o câmpus que não conseguimos mais fornecer energia suficiente para todas as unidades. Isso tem gerado falhas no fornecimento, queima de equipamentos e prejuízos para a pesquisa. Com a nova subestação, vamos resolver de vez esse problema, especialmente, em centros como o CCBS, onde já perdemos pesquisas inteiras por causa de quedas de energia”, ressaltou o reitor.
A estimativa é que a subestação gere uma economia de cerca de R$ 3 milhões por ano, considerando a redução nas multas pagas à concessionária de energia e a diminuição dos custos com equipamentos danificados. A UFMA também pretende ingressar no mercado livre de energia, o que poderá proporcionar uma economia adicional de mais de 20%, totalizando até 50% de redução nos custos energéticos até 2027.
Presença e apoio parlamentar
O evento contou com a presença do senador Weverton Rocha, que reforçou o compromisso de seu mandato com a educação superior e com o desenvolvimento do Maranhão. “Primeiramente, estamos vindo fazer esse reconhecimento, participar dessa ordem de serviço, é uma obra do PAC, onde o presidente Lula tem investido de forma muito comprometida e forte na educação superior. Recentemente, o reitor Fernando Carvalho esteve no Ministério da Educação, junto ao ministro Camilo Santana, trazendo as inovações e as referências que a UFMA, hoje, pode levar para as universidades de todo o Brasil. Ao tempo que, também, foi lá pedir mais ajuda, mais recursos para que possa ajudar a investir na modernização que é necessária aqui no nosso querido Maranhão. Então, nós viemos participar, não só como testemunha, mas também como parceiro, que eu tenho certeza que o nosso mandado está à disposição de toda a comunidade aqui no nosso estado”, declarou.
O reitor Fernando Carvalho expressou gratidão pelo apoio do parlamentar, sublinhando sua atuação em prol da Universidade. “A visita aqui do nosso senador, neste momento da assinatura da ordem de serviço, é importantíssima, porque o senador tem ajudado muito a nossa Universidade, com emendas individuais e conseguindo liberação de recursos para a instituição executar as suas obras”, afirmou.
Compromisso com a excelência acadêmica
Com a construção do novo prédio e os investimentos em infraestrutura energética, a UFMA reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino superior, o avanço da pesquisa científica e o fortalecimento da formação em saúde. As novas obras representam um salto em direção a uma Universidade mais moderna, eficiente e preparada para os desafios do futuro.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Maria Clara Botentuit
Revisão: Jáder Cavalcante