UFMA assina nova resolução de progressão e promoção docente para servidores do Colun

publicado: 25/09/2023 18h18, última modificação: 26/09/2023 10h41

Em um avanço significativo no que se refere à carreira docente, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do reitor Natalino Salgado, assinou, na manhã desta segunda-feira, 25, uma nova resolução que objetiva regulamentar os procedimentos do processo de avaliação de desempenho acadêmico para fins de progressão e promoção na Carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A nova resolução foi desenvolvida a fim de garantir que os professores do Colégio Universitário (Colun) sejam reconhecidos e recompensados por seus esforços educacionais, pesquisas e contribuições ao ambiente acadêmico e à comunidade. Além disso, desburocratiza o sistema incorporando a tecnologia, tornando mais ágil a tramitação e o julgamento dos processos.

Na ocasião, estiverem presentes o reitor Natalino Salgado, pró-reitores, superintendentes, o diretor geral e professores do Colun.

Assinatura da resolução de progressão docente - Colun - 25.09.23

A pró-reitora de gestão de pessoas, Marilia Cristina Valente Viana, explica que a nova resolução traz modernização, agilidade e racionalidade de tempo. “A resolução de progressão e promoção docente do ensino básico tecnológico precisava de ajustes para modernização dos sistemas e adequações. Por orientação do professor Natalino Salgado, a gente vem trabalhando nessa resolução a fim de oferecer maior desenvolvimento, promoção e tranquilidade nas carreiras, com retribuição financeira e reconhecimento pelas produções científicas de cada um. Hoje estamos apresentando como resultado essas melhorias, bem como disponibilizando um sistema ágil e seguro, para que os professores possam desenvolver, na sua carreira, o mesmo modelo que foi atribuído para o magistério superior” esclarece.

O pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, reforça os benefícios que a iniciativa trará para os docentes da Educação Básica Técnica Tecnológica. “A gente acredita que, nessa resolução, hoje assinada pelo reitor, as vantagens, principalmente celeridade e credibilidade, possam também agora alcançar a carreira do EBTT, assim como alcançaram a carreira do magistério superior. O professor Natalino colocou como firme propósito que progressão e promoção são direitos do docente e, portanto, a Universidade tudo deveria fazer no sentido de tornar esse processo mais rápido, mais sério e sem tantos percalços, como acontecia anteriormente. Acreditamos que os benefícios, que já ocorreram na carreira do magistério superior, também vão ocorrer na carreira do ensino básico técnico-tecnológico” destaca.

Por fim, o diretor geral do Colégio Universitário, Paulo Sérgio, aponta a satisfação dos servidores em garantir uma estrutura clara e objetiva para a progressão de carreira. “A legislação vem trazer o processo de celeridade e modernização, favorecendo assim a progressão e promoção de nossos professores. Solicitamos ao professor Natalino que fizesse essa renovação, e prontamente ele nos atendeu. O Colun só tem a agradecer, mais uma vez, a parceria e, acima de tudo, o respeito com que nosso reitor tem tratado a nossa unidade de ensino” expressa.

Saiba mais

O desenvolvimento na Carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica ocorrerá mediante progressão, promoção e promoção acelerada do docente, em conformidade com a legislação vigente.

De acordo com a resolução, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. Promoção é a passagem do servidor de classe para outra subsequente. Promoção acelerada é a passagem do docente, aprovado em estágio probatório do respectivo cargo, de uma classe para outra subsequente, quando atendidos os requisitos de titulação.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Karla Costa