UFMA assina convênio de cooperação técnica com a Escola do Governo do Maranhão

publicado: 15/08/2023 16h45, última modificação: 15/08/2023 19h12
UFMA assina convênio de cooperação técnica com a Escola do Governo do Maranhão

Na sexta-feira, 11, A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, realizou uma solenidade para celebrar o convênio entre a UFMA e a Escola do Governo do Maranhão (Egma), sendo firmada uma cooperação técnica entre as duas instituições, visando à formação, em nível de mestrado, de 30 servidores da rede estadual, por uma turma especial  do PPGPP, voltada para membros da administração pública do Estado.

O evento teve início por volta das 16 horas, no Palácio Cristo Rei, localizado na praça Gonçalves Dias, no Centro de São Luís. Na mesa da solenidade, estavam presentes o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho; a diretora da Escola do Governo do Maranhão, professora Leuzinete Pereira; a pró-reitora em exercício da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA, professora Flávia Nascimento; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, professora Valéria Almada Lima; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Norman Wall.

Celebração Convênio Ufma e Escolas Estaduais

O reitor natalino Salgado comentou o que a nova parceria representa para a sociedade maranhense. “Os ganhos são grandes, pois visamos capacitar funcionários do governo que já estão atuando em diversas ações na área de gestão pública. Essa capacitação será administrada pelo nosso Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, que está entre os melhores da rede federal de ensino do país. Dessa forma, os servidores conhecerão as bases da ciência e os caminhos de se fazer políticas públicas de maneira séria, o que vai auxiliar na missão do Estado para com a população”, afirma.

De acordo com a coordenadora do PPGPP, professora Valéria Almada Lima, O PPGPP é situado, sobretudo, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e de Serviço Social. Trata-se, entretanto, de um programa interdisciplinar, isto é, que agrega alunos de  várias formações acadêmicas.  As linhas de pesquisa do Programa são articuladas entre duas áreas de concentração: “Políticas Públicas e Movimentos Sociais” e “Políticas Sociais e Programas Sociais". “Essa cooperação entre a UFMA e a Escola do Governo do Maranhão, destinada à qualificação de servidores públicos do nosso Estado, reafirma o compromisso da Universidade com a formação de recursos humanos qualificados para refletirem criticamente sobre a realidade social, especialmente no campo das Políticas Públicas”, comentou.

Segundo a pró-reitora em exercício da Ageufma, professora Flávia Nascimento, o PPGPP é um programa avaliado com a nota 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que significa que ele possui uma excelência reconhecida em nível internacional. “O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA tem exercido um papel importante no Estado do Maranhão, no Brasil e no mundo. Ele tem mudado os aspectos de políticas públicas no nosso estado, influenciando a mudança de comportamentos e a implantação de políticas importantes”, ressaltou.

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro