UFMA aprova três novos cursos no Parfor Equidade

publicado: 15/04/2024 13h00, última modificação: 15/04/2024 16h36
UFMA aprova três novos cursos no Parfor Equidade

Entre as mais de 250 propostas, do país inteiro, submetidas no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aprovou três cursos: licenciatura em educação no campo, licenciatura em educação inclusiva e licenciatura em educação indígena.

O Parfor Equidade é uma ação especial dentro de um programa já existente, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), com o objetivo formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, a aprovação dos 3 cursos mostra a excelência da UFMA e o alinhamento entre o que está sendo feito na Universidade e as pautas sociais. “Essa é uma temática que o nosso reitor tem dado muita atenção e tem colocado para toda a equipe a necessidade de que nós tenhamos uma Universidade cada vez mais inclusiva, mais igualitária. Então, eu acho que, primeiro, ressaltar a competência da instituição, que em meio a 250 projetos conseguiu aprovar 3 e classificar mais 3. E, segundo, ter conseguido construir essas propostas em linha com essas temáticas que são muito caras à sociedade mas também a nossa gestão”, pontuou o pró-reitor.

Com as 3 propostas aprovadas, a UFMA foi contemplada com 400 vagas (160 vagas para Licenciatura Intercultural Indígena; 120 para Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e 120 para Licenciatura em Educação Escolar Quilombola), atendendo a 17 novos munícipios, além dos 42 que o Parfor já abrange no estado do Maranhão.

“A principal importância dos novos cursos do Parfor Equidade é tentar reconhecer que existem desequilíbrios de poder nos contextos históricos e modernos de raça, habilidade, gênero, orientação sexual, histórico financeiro, educação, etc, além de preparar educadores em exercício na área específica”, ressaltou a diretora de Ações Especiais, Lorena Carvalho, sobre a importância desse novos cursos.

O Programa vai ampliar o número de profissionais que trabalham com esses grupos, por meio da execução de projetos pedagógicos com forma diferenciada de tempo, espaço e organização dos conhecimentos, e cumpre também função de aproximar a educação superior e básica, de modo a que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa.

O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), criado em 2009, que induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica. Na UFMA, o Parfor já formou, em média, mais de três mil professores. Atualmente, o Programa possui sete cursos de licenciatura, atuando em parceria com 42 municípios do estado, 94 turmas e 4.300 alunos matriculados.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Ingrid Trindade