Notícias

UFMA apresenta projetos aprovados na Capes em Seminário do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal

publicado: 25/06/2021 15h29, última modificação: 25/06/2021 17h10

O plano de propostas da UFMA aprovadas no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal foi apresentado no evento “Marco Zero PDPG”, na manhã desta quarta-feira, 24. As três propostas do plano pretendem consolidar 12 programas de pós-graduação stricto sensu da instituição nas áreas estratégicas de saúde, energia e biodiversidade, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia Legal.

O Marco Zero ocorre desde o dia 23, indo até hoje, 25, em que o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho, e os coordenadores das três propostas contempladas no Edital PDPG 2020 tiveram a oportunidade de apresentar detalhes dos projetos aprovados no programa de incentivo PDPG, que pretende melhorar a qualidade dos programas de pós-graduação, contribuindo para o desenvolvimento regional da Amazônia Legal.

O pró-reitor da Ageufma, que é Coordenador Geral do Plano de Propostas da UFMA, apresentou de forma resumida um panorama dos programas de pós-graduação ofertados pela instituição. Em seguida, fez um breve relato de como foram construídas as propostas aprovadas no PDPG 2020. “Na elaboração desse Plano, inicialmente, fizemos uma análise da aderência dos programas de pós-graduação com conceitos 3 e 4 às áreas estratégicas do PDPG e com o auxílio da Comissão de Acompanhamento da Pós-Graduação e Internacionalização, em que foram selecionados 12 programas de acordo com as normas do Edital PDPG e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMA” destacou.

As propostas foram distribuídas em três áreas estratégicas: saúde, energia e biodiversidade, e cada uma delas reuniu quatro programas de pós-graduação. Levou-se em consideração diversos critérios como fichas quadrienais de avaliação, aderência dos programas às linhas estratégicas do Edital, alinhamento de grupos de pesquisas, entre outros.

Fernando Carvalho salientou que o principal objetivo das três propostas é melhorar os indicadores de avaliação e qualidade, aumentar as notas desses 12 programas, que são conceito 3 e 4, distribuídos nas respectivas áreas, e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. O título do Plano de propostas é “A consolidação de 12 programas de pós-graduação da UFMA nas áreas estratégicas de saúde, energia e biodiversidade, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazonia Legal”.

Confira as propostas apresentadas no seminário do Marco Zero PDPG:

Proposta 1

Apresentada pelo professor Arkley Bandeira, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade

“Conservação da biodiversidade: interface da economia criativa com a qualidade ambiental”.

Área: Biodiversidade, conservação e recuperação ambiental e nessa proposta foram incluídos os PPGs de Biodiversidade e Conservação; Saúde e Ambiente; Cultura e Sociedade (M, nota 3) e o Programa de Ciências Sociais (M/D nota 4), abordando de maneira interdisciplinar e transversal, a temática da conservação da biodiversidade aliada aos aspectos socioculturais.

Proposta 2

Apresentada pelo professor Antônio Marcus Paes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Área: Saúde pública, doenças tropicais e tecnologias para o trabalho em saúde. A proposta foi constituída pelos PPGs em Saúde do Adulto, Ciência da Computação (ambos M conceito 3), Ciências da Saúde e Odontologia (ambos M/D conceito 4). Esta proposta abordou as doenças crônicas não transmissíveis (como doenças cardiovasculares, câncer, Diabetes, Doenças Respiratórias Crônicas) que são consideradas um problema de saúde pública por afetarem grande parcela da população, voltando o olhar ao enfrentamento de problemas regionais.

Tema da proposta: “Pesquisas em Saúde e Bioinformática no enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Maranhão: Importância da consolidação de Programas de Pós-Graduação na redução de distorções regionais”.

Proposta 3

Apresentada pelo professor Welbson Madeira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Área: Clima, Energia e Recursos Hídricos –Essa proposta foi constituída pelos PPGs em Energia e Ambiente; Desenvolvimento Socioeconômico; Química (todos M nota 3) e Engenharia Elétrica (M/D nota 4) e foi estruturada de modo integrado com um plano de ações e metas para o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico e ambiental da região com foco nas energias alternativas tendo como resultado a consolidação dos PPGs.

Tema: “Estudos sobre geração de energia e seus impactos socioeconômicos no Maranhão: contribuições dos programas de pós-graduação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”.

Por: Lucio Silva/Ageufma

registrado em: