Notícias

UFMA apresenta nova versão da Plataforma Complete Anatomy nessa quarta-feira, 7

publicado: 05/05/2025 14h37, última modificação: 05/05/2025 16h17
UFMA apresenta nova versão da Plataforma Complete Anatomy nessa quarta-feira, 7

Mais rápida e interativa, a nova versão da plataforma Complete Anatomy, uma das mais avançadas ferramentas para o estudo da anatomia em 3D, será apresentada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no dia 7 de maio, em evento on-line via Microsoft Teams, a partir das 16h. A solução, utilizada por milhares de instituições ao redor do mundo, foi atualizada com melhorias que prometem otimizar o processo de ensino-aprendizagem nas áreas da saúde.

O software criado pela multinacional holandesa Elsevier foi lançado e adquirido pela UFMA em 2021, com o objetivo de auxiliar no estudo da anatomia por meio de estruturas tridimensionais. Atualmente, recebe atualizações significativas que ampliam ainda mais sua eficácia e inclusão no processo educacional. Disponível para sistemas Android, iOS e Windows, o Complete Anatomy é utilizado em cerca de 350 universidades no mundo todo, e, para acesso, docentes e discentes devem se cadastrar com o e-mail institucional da UFMA.

Entre as melhorias da plataforma, estão o tempo de inicialização 50% mais rápido, maior capacidade de resposta com seleção de estruturas até 30% mais ágil e redução de 60% no consumo de memória, o que diminui a ocorrência de travamentos. Além disso, modelos personalizados e variados podem ser explorados em 360º, com milhares de estruturas anatômicas e recursos multimídia, incluindo mais de 300 palestras, de 17.000 estruturas interativas em cerca de 3.000 telas interativas e modelos detalhados de microanatomia.

Em 2023, o Complete Anatomy alcançou 54.690 usuários, demonstrando sua relevância e eficiência no meio acadêmico, beneficiando estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, odontologia, educação física e outras áreas de saúde.

“Utilizo o software desde 2021, quando foi disponibilizado pela UFMA aos discentes. Essa ferramenta foi um marco na qualidade do processo de ensino-aprendizagem durante minha graduação em Educação Física – Bacharelado. Desde então, faço uso dessa ferramenta acadêmica, estendendo-se ao mestrado e ao doutorado, em que sigo explorando seus recursos avançados, como modelo anatômico 3D altamente detalhado, além de cursos oferecidos por profissionais e pesquisadores internacionais dentro da plataforma, que abordam patologias e disfunções em diferentes sistemas corporais”, relatou Gabriel Moreira, atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).

Segundo Caroline Rothmuller, responsável pelo engajamento de clientes da Elsevier, a plataforma permite o compartilhamento de palestras interativas com modelos 3D, visualização de estruturas dos doze sistemas corporais em camadas, além da criação de planos de aprendizado personalizados e aplicação de testes customizáveis. 

Com a nova atualização do Complete Anatomy, a UFMA reforça seu compromisso com a excelência no ensino e com a adoção de tecnologias de ponta para melhoria do ensino. Ao proporcionar aos estudantes e professores uma ferramenta moderna, interativa e cada vez mais eficiente, a Universidade contribui para uma formação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às demandas contemporâneas da educação em saúde.

Por: Giovanna Carvalho 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: