Notícias
UFMA apresenta inovações em Inteligência Artificial em Brasília
Na última semana, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, esteve em Brasília para apresentar soluções em Inteligência Artificial (IA) desenvolvidas na Universidade. A visita teve por objetivo fortalecer parcerias com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e outros importantes órgãos.
Fernando Carvalho destacou a importância de compartilhar essas inovações com o governo e o setor acadêmico. “Apresentamos soluções de ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas em nossa Universidade, como o Sistema Eletrônico de Informações com inteligência artificial e o ChatBot Mara, nossa plataforma de IA generativa. Na ocasião, também apresentamos para os diretores da Secretaria de Educação Superior do MEC o nosso Programa de Modernização de Qualidade da Graduação, além de traçar novas parcerias, soluções tecnológicas e serviços, principalmente, na área de inteligência artificial”, afirma o reitor.

A UFMA é a primeira instituição de ensino superior pública do país a implementar o uso de inteligência artificial no Sistema Eletrônico de Informações, com o objetivo de otimizar os processos e dar mais celeridade nas resoluções das demandas internas da administração da Universidade.
“Tivemos a oportunidade de estabelecer contatos com as diretorias de Tecnologias e Informação de diversas entidades, como o CNPQ, o MGI, o Ministério do Desenvolvimento e o Ministério de Ciência e Tecnologia. Essas ações visam fortalecer parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras no âmbito da administração pública e do ensino superior”, ressalta o reitor Fernando Carvalho.

A UFMA segue trabalhando para que a inteligência artificial aprimore o trabalho administrativo e acadêmico da instituição e que seja sempre mais referência na qualidade do ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação.
Por: Priscila Abreu
Revisão: Jáder Cavalcante