APOIO

UFMA reforça criação da nova Universidade Federal do Sul do Maranhão

publicado: 24/04/2023 06h00, última modificação: 24/04/2023 13h51
Projeto unificará câmpus das cidades de Imperatriz, Grajaú e Balsas e tem reunido esforços da reitoria para se tornar realidade
UFMA apoia criação da nova Universidade Federal do Sul do Maranhão

Um novo passo para a ampliação do ensino superior de forma estruturada, para toda a comunidade do sul do estado. Com apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o projeto de criação da Universidade Federal do Sul do Maranhão está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A ideia é que os câmpus da UFMA de Imperatriz, Grajaú e Balsas sejam unificados e formem uma nova federal.

A nova Universidade abrigará uma estrutura que reúne 5.512 alunos, 255 professores e 101 técnicos administrativos, espalhados por três câmpus, nas cidades de Imperatriz (Unidades Centro e Bom Jesus), Grajaú e Balsas. São, ao todo, 15 cursos de graduação, 05 mestrados e 01 doutorado, isto é, uma nova instituição de grande porte com ampla capacidade de atender às necessidades do sul do estado.

O reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, reforça o empenho para a criação da Universidade Sul do Maranhão. Ainda nesta semana, o reitor recebeu deputados da bancada maranhense para dialogar sobre emendas para a criação da nova universidade.

“O projeto da Universidade do Sul do Maranhão é uma aspiração daquela região que a UFMA já aprovou. Ela unifica os câmpus de Grajaú, Balsas e Imperatriz para se constituir. Será uma oportunidade de a UFMA expandir ainda mais suas atribuições como formadora de futuros profissionais, beneficiando a região”, finalizou.

Desde os anos 1990, o projeto foi apresentado, passando por diversos processos e discussões de sua execução, até os dias de hoje. A proposta recebeu diversos apoios institucionais e da classe política desde então. Em 24 de setembro de 2020, por meio da Resolução 326/CONSUN, a UFMA, no seu Conselho Universitário – CONSUN, aprovou uma Moção de Apoio à criação da nova universidade federal na região sul-sudoeste maranhense. Outros apoios também foram manifestados ao longo desses anos, como o do Movimento Nova Federal Maranhão, da Câmara de Vereadores de Imperatriz, entre outros.

Para o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos, é de grande importância para a expansão do ensino superior a criação dessa nova universidade e avaliou como positivo o encontro com os deputados e demais representantes da educação no estado.

“Ficamos muito felizes com esse encontro de hoje com a bancada maranhense, a convite do nosso reitor. Ficamos muito felizes por o reitor estar puxando esse movimento da nova federal da região sul do Maranhão (Imperatriz, Balsas e Grajaú). Particularmente, falando de Imperatriz, onde a gente já tem cinco cursos de mestrado, um de doutorado e nove de graduação, a gente espera que essa divisão traga ainda mais recursos, para que possamos ampliar e abrir novos câmpus, não apenas em Imperatriz, Balsas e Grajaú, mas também em algumas cidades que já têm interesse em abrir câmpus da UFMA, como Açailândia, Estreito e outras cidades da região”, finalizou.

Já a diretora do Centro de Balsas, professora Gisélia Brito, afirma que uma nova instituição federal na região vai agregar para a formação profissional, bem como no alcance da UFMA com mais qualidade: “A criação abre um leque de oportunidades para a região sul maranhense, principalmente no que se refere à formação de profissionais para atuarem nas diversas áreas do mercado e também na própria academia. Temos a intenção de consolidar os cursos que já temos e de ofertar novos cursos com base em nossa realidade sul-maranhense, das demandas particulares desta região. Por fim, com o fortalecimento da região sul, essa nova federal continuará (como a UFMA hoje já faz) cumprindo e terá mais condições de cumprir com seus papéis, entre os quais citamos a transformação social e educacional dos discentes que dela fazem parte, de seus familiares e de toda a comunidade que a circunda”.

O diretor do Centro de Ciências de Grajaú (CCG), Aluisio José Fernandes Júnior, pontua que a criação da nova Universidade do Sul do Maranhão também gera melhorias na logística na gestão dos centros do sul do Maranhão.

“Por exemplo, vai facilitar a comunicação direta com a gestão superior. Vai diminuir distâncias, pois são longas viagens, e isso dificulta bastante a comunicação direta com a gestão superior e e as pró-reitorias. Outra melhoria serão as ações mais específicas e voltadas para atender às necessidades que nós temos aqui no sul do Maranhão. Além disso, esperamos receber novos recursos que atendam a essas necessidades específicas dos cursos de licenciatura e outros cursos de bacharelado como, por exemplo, nas áreas agronômicas, já que o sul do Maranhão é muito forte na agricultura e na pecuária. Então nossos alunos poderiam atender a esse mercado além dos cursos de licenciatura que mencionei, melhorando a educação e, consequentemente, o IDH do Sul do Maranhão”, frisou o diretor do Centro de Grajaú.

Por: Aline Alencar

Foto: Raul Monteiro