Notícias

UFMA amplia serviço de orientação e mobilidade para pessoa com deficiência visual

publicado: 09/07/2025 12h03, última modificação: 09/07/2025 18h05
UFMA amplia Serviço de Orientação e Mobilidade para pessoa com deficiência visual

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Subseção Braille, da Diretoria de Acessibilidade, da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), com o intuito de tornar a instituição cada vez mais inclusiva e observando as demandas da comunidade acadêmica, iniciou a ampliação do Serviço de Orientação e Mobilidade (OM), voltado, especificamente, para os estudantes cegos da instituição.

Segundo Roberto Alves da Silva, chefe da Subseção Braille, o objetivo é promover maior autonomia e segurança aos discentes no ambiente universitário. “No contexto de crescente demanda, a Subseção Braille iniciou a ampliação do Serviço de Orientação e Mobilidade, voltado, especificamente, para os estudantes cegos da instituição. Este serviço tem por objetivo promover maior autonomia e segurança no deslocamento dos estudantes dentro do ambiente universitário, contribuindo, significativamente, para sua inclusão e permanência com qualidade no ensino superior”, declara Roberto.

O serviço de Orientação e Mobilidade consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que capacitam a pessoa cega ou com baixa visão a se orientar no espaço e a se locomover com independência, segurança e confiança, tanto em ambientes internos quanto externos. É uma prática fundamental voltada à autonomia e à segurança das pessoas com deficiência visual em seus deslocamentos diários.

A orientação refere-se à capacidade de reconhecer o ambiente, entender a posição do corpo no espaço e traçar rotas seguras. Já a mobilidade diz respeito ao ato de se deslocar utilizando técnicas adequadas, como o uso da bengala longa, pistas sonoras, táteis e o reconhecimento de pontos de referência.

A ampliação do serviço de Orientação e Mobilidade tem ocorrido de forma planejada e gradativa, com suporte de profissionais capacitados para a realização desse atendimento, conforme explica o chefe da Subseção Braille:

“Inicialmente, estão sendo atendidos nove estudantes cegos, que passaram a contar com acompanhamento especializado para desenvolver habilidades de orientação espacial, locomoção segura e reconhecimento dos percursos mais utilizados na rotina acadêmica”.

O foco principal do atendimento são os alunos cegos, que atualmente estão sendo efetivamente acompanhados. No entanto alunos com baixa visão também podem participar do serviço, caso sintam necessidade.

Ao investir em ações concretas que promovem autonomia, segurança e dignidade aos alunos cegos, a UFMA demonstra que a acessibilidade não é apenas um princípio, mas uma prática constante que orienta suas políticas e decisões. Esse esforço, articulado por meio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil, da Diretoria de Acessibilidade e da Subseção Braille, mostra uma Universidade comprometida com a construção de um ambiente acadêmico verdadeiramente inclusivo, onde todos os estudantes tenham igualdade de condições para aprender, conviver e se desenvolver plenamente.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: ,