Notícias

UFMA alerta para prazo final de submissões ao PIBITI 2025-2026: envios seguem até sexta, 2

publicado: 29/04/2025 14h43, última modificação: 29/04/2025 15h09
UFMA alerta para prazo final de submissões ao PIBITI 2025-2026: envios seguem até sexta, 02

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que o prazo para submissão de planos de trabalho ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do ciclo 2025-2026 segue aberto até sexta-feira, 2. 

O programa, que visa impulsionar a pesquisa aplicada e soluções tecnológicas alinhadas às necessidades sociais e mercadológicas, ofertará bolsas com vigência de 1º de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2026. A iniciativa é voltada a projetos orientados por docentes da UFMA, com participação ativa de discentes.

Cronograma

De acordo com o edital, as submissões de planos de trabalho tiveram início em 9 de abril, com encerramento marcado para 2 de maio. Projetos de inovação tecnológica sem financiamento externo e prorrogações de propostas já cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) tiveram prazo até 25 de abril, etapa já concluída.

As próximas etapas incluem:

  • Pré-seleção: 12 a 23 de maio

  • Seleção final: 26 de maio a 6 de junho

  • Resultado parcial: junho de 2025

  • Recursos: até 5 dias úteis após o resultado parcial

  • Resultado final: julho de 2025

Transparência e compromisso institucional

O processo é coordenado pela Coordenação de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CPICT) e pela Diretoria de Pesquisa (DPQ), que garantem a adesão às normas da Ageufma e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A UFMA ressalta a importância do rigor técnico e da criatividade nas propostas, visando contribuir para o avanço da ciência e tecnologia no Maranhão. Interessados com dúvidas podem consultar o edital completo, aqui, ou entrar em contato com a CPICT por meio dos canais oficiais da Universidade.

Por: Lucio Silva - Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: