Notícias
UFMA adere à implantação do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial
No dia 22 deste mês, a Universidade Federal do Maranhão aderiu ao Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Siads), uma ferramenta que se destina à informatização e à operacionalização do gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, além de bens intangíveis e frota de veículos. O sistema é ofertado pelo Ministério da Economia aos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional para o aumento da eficiência dos gastos públicos e melhoria do desempenho das instituições públicas.
O Siads é de uso obrigatório pelos órgãos e entidades da administração pública federal, incluindo as empresas estatais dependentes, conforme Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020. O sistema é ofertado gratuitamente aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG), custeado pelo Ministério da Economia.
Um tutorial do Siads no portal do sistema lista uma série de benefícios para a gestão pública, entre eles, a promoção da eficiência dos gastos públicos e o bom gerenciamento patrimonial, permitindo o reaproveitamento de bens, evitando aquisições desnecessárias; a potencialização da racionalização financeira, processual e de pessoas; a sistematização dos registros contábeis dos estoques, bens móveis, permanentes e de consumo, e bens intangíveis; o acesso a informações para apoiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos; e a infraestrutura centralizada, sem custos para novos aderentes.
A partir deste momento, a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) seguirão um cronograma de implantação, com previsão de implantaçao do sistema na UFMA para dezembro deste ano.
Por: Carlos Marques
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante