UFMA abre seletivo para o projeto PET-Saúde

publicado: 27/06/2022 12h41, última modificação: 04/07/2022 15h26
PET Saúde.jpg

A Coordenação do Projeto PET-Saúde Gestão e Assistência da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, abrirá, nessa terça-feira, 28, às 8h, até às 23 horas e 55 minutos do dia 5 de julho (horário local), as inscrições para o processo seletivo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Disponível no formulário do Google, para efetuar a inscrição, será necessário enviar os comprovantes informados no edital, para o e-mail petsaude.ip@gmail.com. Tanto o preenchimento do formulário quando o envio da documentação são requisitos obrigatórios para homologação.

Voltado para os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social da UFMA, o projeto disponiobiliza 40 vagas para bolsistas, 40 para voluntários e 80 vagas para cadastro de reserva.

O PET-Saúde é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde e tem por pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Nessa versão do PET-Saúde Gestão e Assistência (2022/2023), UFMA – São Luís e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, serão desenvolvidas ações de gestão e de assistência, em diferentes níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração entre eles para qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas. O foco das ações será em iniciativas que possam promover estratégias de formação em saúde e que sejam capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe, com ênfase em ações de educação em saúde direcionadas para os atuais contextos e para as necessidades do SUS.

As atividades do projeto serão realizadas por cinco grupos tutoriais. Cada grupo tutorial será formado por dois tutores (professores dos cursos da área de saúde), dois preceptores (profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís) e oito estudantes bolsistas, conforme descrito no quadro demonstrativo de vagas, e atendendo à especificação do EDITAL Nº1/2022 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE-2022/2023). Serão selecionados também oito estudantes voluntários e 16 estudantes para compor o cadastro de reserva de cada um dos grupos tutoriais. Esses estudantes desenvolverão atividades de Assistência à Saúde ou de Gestão em Saúde conforme o período em curso, e, para o Eixo Assistência em Saúde, o estudante deve obrigatoriamente estar cursando períodos entre os dois últimos anos do respectivo curso de Graduação.

Os grupos tutoriais realizarão suas atividades, preferencialmente, na Atenção Primária em Saúde (SUS) e seu território; bem como na Instituição de Ensino priorizando a diversificação dos cenários de práticas objetivando a dinâmica do trabalho em saúde, fortalecendo o conceito de humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência no contexto das redes colaborativas na formação para o SUS. Além de desenvolver e estimular, na própria Universidade, a participação dos atores envolvidos nos grupos tutoriais em seminários e oficinas.

Acesse os documentos:

Edital Nº 1/2022 - Abertura do Processo Seletivo