Notícias
UFMA abre seleção para o Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP)
O mestrado profissional em Administração Pública em Rede (PROFIAP) divulga edital com inscrições para a turma de 2026.1. A seleção será realizada pelo Exame Nacional de Acesso (ENA), coordenado pelo Comitê Gestor do PROFIAP, com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições começam a partir da próxima segunda-feira, 20, e se estendem até 10 de dezembro.
O PROFIAP é um programa stricto sensu voltado para a qualificação de profissionais que atuam na administração pública. Oferecido em rede nacional, o curso confere o título de mestre em Administração Pública e é ministrado simultaneamente por quarenta instituições federais de ensino superior.
A UFMA disponibiliza um total de 14 vagas, sendo 11 destinadas à ampla concorrência e 3 para ações afirmativas, voltadas a candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Para concorrer, é necessário ter realizado o Teste ANPAD, em uma das edições válidas entre novembro de 2023 e novembro de 2025. Candidatos inscritos no CadÚnico ou pertencentes a famílias de baixa renda podem solicitar isenção da taxa, conforme os critérios dos Decretos nº 6.593/08 e nº 11.016/22.
O coordenador do PROFIAP na UFMA, professor Walber Pontes, explicou os benefícios da formação. “Nós temos hoje 21 alunos matriculados. Desses 21, 20 atuam na área pública, que é o nosso grande foco, e estamos abrindo agora mais dez vagas para a terceira turma. O curso é executado em 24 meses, e o grande impacto desse processo é a formação e a qualificação de agentes, de profissionais que vão atuar dentro da perspectiva da administração pública e no desenvolvimento de suas instituições. O foco do PROFIAP é o trabalho profissional, tanto que o nosso trabalho de conclusão de curso é na forma de produto técnico tecnológico, em que o aluno faz um diagnóstico e propõe uma melhoria para o ambiente estudado”, destacou.
A classificação dos candidatos será baseada na maior pontuação obtida no Teste ANPAD, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), sendo eliminados aqueles que obtiverem pontuação inferior a 250 pontos. O resultado final será divulgado no site oficial do PROFIAP, e os aprovados deverão realizar matrícula conforme edital específico da UFMA, respeitando prazos e exigências locais.
“Hoje nós temos doze professores que compõem o nosso quadro docente nas diversas áreas da administração. Então, essa é a nossa vertente, aquilo que a gente entrega à sociedade como contribuição na qualificação desses profissionais para o desenvolvimento da sociedade e agregação de valor às necessidades que são apresentadas pela administração pública em prol do desenvolvimento social, econômico e estrutural do país e da região”, pontuou Walber Pontes.
Informações detalhadas sobre datas, documentos exigidos e procedimentos estarão disponíveis no edital de matrícula, publicado junto ao resultado final. Para mais informações, os interessados podem acessar o site nacional do PROFIAP ou da página da UFMA.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante