Notícias

UFMA abre seleção para doutorado em História com doze vagas

publicado: 08/05/2025 10h05, última modificação: 08/05/2025 11h38
UFMA abre seleção para doutorado em História com doze vagas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), lançou o Edital nº 10/2025 para o processo seletivo do curso de doutorado Acadêmico em História, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), com inscrições abertas até o dia 19 de maio. O curso é ofertado na modalidade acadêmica e tem duração regulamentar de 48 meses, sendo realizado no câmpus da UFMA, em São Luís, Maranhão. 

Com área de concentração em “História e Conexões Atlânticas: Culturas e Poderes”, o doutorado é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito 4. O programa se estrutura com base em duas linhas de pesquisa: Poderes, Política e Sociabilidades e Linguagens, Religiosidades e Culturas.

Ao todo, são oferecidas doze vagas para ampla concorrência, com distribuição igual entre as duas linhas. Além disso, o edital prevê vagas suplementares: três vagas destinadas exclusivamente a servidores técnico-administrativos da UFMA e seis vagas reservadas para ações afirmativas, divididas igualmente entre as linhas de pesquisa. As ações afirmativas incluem reserva para pessoas com deficiência, negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, trans e em situação de baixa renda.

O processo seletivo é composto por quatro etapas: análise do projeto de pesquisa, prova oral, análise de currículo e memorial (exclusiva para o doutorado), além da avaliação de proficiência em língua estrangeira, que será exigida posteriormente. Os candidatos deverão apresentar diploma de mestrado ou declaração de conclusão até o ato da matrícula, bem como submissão de projeto de pesquisa e memorial com histórico intelectual, impacto social da pesquisa e aderência às linhas do programa.

A taxa de inscrição é de R$ 200, com possibilidade de isenção para candidatos(as) que comprovem impossibilidade de arcar com os custos, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas no CadÚnico. A inscrição deve ser realizada exclusivamente por meio do SIGAA da UFMA, com login por meio da plataforma GOV.br. Problemas técnicos podem ser relatados pelo e-mail institucional do programa: ppghis@ufma.br.

O resultado final será divulgado no dia 12 de setembro de 2025, com previsão de início das aulas para 23 de setembro de 2025. 

Por: Lucio Silva

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: