Notícias

UFMA abre inscrições para projeto de extensão com foco na defesa aos direitos humanos dos idosos

publicado: 09/07/2024 11h42, última modificação: 09/07/2024 11h42
UFMA abre inscrições para projeto de extensão com foco na defesa aos direitos humanos dos idosos

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), torna público a abertura de processo seletivo para a composição do quadro de monitores do projeto extensão "Viva Mais Cidadania: Promover, proteger e defender os direitos humanos e fortalecer a cidadania de pessoas idosas", realizado em parceria com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional do Idoso e a Fundação Sousândrade de apoio ao desenvolvimento da UFMA. As inscrições ocorrem até o dia 28 de julho. 

As ações do projeto, que serão realizadas em comunidades quilombolas da cidade de Alcântara, visam à promoção e à defesa dos direitos humanos, além do fortalecimento à cidadania das pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Os selecionados realizarão atividades que incluem a escuta de pessoas idosas com o intuito de identificar inadequações no acesso a direitos; colaboração entre órgãos governamentais e organizações não governamentais com o objetivo de desenvolver recursos de correção para as disfunções encontradas; formação política em direitos humanos da pessoa idosa, na perspectiva da educação popular, para lideranças comunitárias e pessoas idosas; e o encaminhamento final para a solução para até três problemas identificados durante o projeto. 

Serão disponibilizadas dezesseis vagas, sendo quatro delas para bolsistas e outras dozes para participantes voluntários. Os candidatos devem estar regularmente matriculados em disciplinas dos cursos de graduação da UFMA, cursando a partir do 2º semestre letivo; ter currículo no modelo Lattes devidamente preenchido e atualizado há, pelo menos, três meses; ter coeficiente de rendimento (CR) acumulado igual ou superior a 6,0; ter disponibilidade de 20h semanais de dedicação para o cumprimento das atividades; e  ter disponibilidade para as viagens até a cidade de Alcântara. Apesar disso, serão priorizados moradores da cidade durante o processo seletivo. 

Os interessados devem se inscrever e enviar a documentação exigida no edital por meio de formulário no Google Forms (clique aqui), utilizando o e-mail institucional do discente da UFMA. Todos os anexos enviados deverão estar em formato PDF. Os candidatos devidamente habilitados durante o processo de análise da documentação e não contemplados pelo número de vagas vão compor um cadastro de reserva. 

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital completo por meio deste link.

Por: Gabriel Jansen

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: