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UFMA abre inscrições para o curso de Licenciatura em Educação do Campo em Bacabal

publicado: 31/01/2025 09h49, última modificação: 31/01/2025 12h14
UFMA abre inscrições para o curso de Licenciatura em Educação do Campo em Bacabal

No dia 27, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), divulgou o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Câmpus de Bacabal. 

O curso, voltado para pessoas que concluíram o ensino médio e têm vínculo com comunidades rurais ou escolas do campo, oferece vagas nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências da Natureza e Matemática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line, por meio do formulário Google, até o dia 27 de fevereiro. O laboratório de informática do câmpus da UFMA em Bacabal está disponível para a inscrição, das 08h às 18h. 

De acordo com o professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Raimundo Botelho, o curso não faz parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para conseguir garantir o acesso do público alvo.

“Nós precisamos garantir o ingresso a públicos específicos. Primeiro, são os jovens e adultos formados que completaram o ensino médio e são egressos da chamada rede CEFAS, que são as escolas por alternância. Um outro público-alvo do nosso processo seletivo são jovens e adultos, que concluíram o ensino médio, que são oriundos das mais diversas frações do campesinato maranhense, os quilombolas, os ribeirinhos, nas suas mais variadas frações. E um terceiro público que nós temos são os professores ou educadores do campo que tenham uma formação, que desejam ter uma segunda graduação na área de educação do campo, ou então aqueles educadores e educadoras do campo”, afirmou ele. 

Este ano, estão sendo ofertadas sessenta vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2025.1, sendo trinta vagas para a Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Agrárias e trinta vagas para a Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática. 

A seleção será feita com base em uma análise do histórico escolar do ensino médio, considerando as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A classificação seguirá a ordem decrescente das médias, e em caso de empate, serão considerados critérios como maior nota em Língua Portuguesa, maior nota em Matemática e maior idade.

Os aprovados deverão realizar a matrícula dentro do prazo estabelecido, que será divulgado no site da UFMA. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail ledoc@ufma.br.

Sobre o curso

A Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza e Matemática, foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e entidades do movimento social ligadas ao Comitê Estadual da Educação do Campo. Inicialmente, parte do Programa PROCAMPO (2009-2013) foi institucionalizada em 2014. 

Durante a graduação, os discentes experimentam dois momentos de aprendizagem diferentes. No Tempo-Universidade, eles terão quatro etapas anuais de estudos presenciais em tempo integral no Centro de Ciências de Bacabal, envolvendo disciplinas, estudos individuais, oficinas, iniciação à pesquisa, planejamento de pesquisa ou extensão, seminários integradores, entre outras atividades. Já no Tempo-Comunidade, as atividades serão desenvolvidas nos locais de moradia ou trabalho dos estudantes, com pesquisas sobre a realidade local, práticas pedagógicas em comunidades rurais, seguindo o Plano de Trabalho do Tempo-Comunidade.

Para o professor Raimundo Botelho, a oferta desse tipo de graduação é de grande importância no contexto maranhense. “Uma das importâncias do curso para a população maranhense é, primeiro, porque o Maranhão é um dos estados que tem uma das maiores populações rurais do país, ou seja, a população que ainda vive no campo, aproximadamente, mais de 35% ainda vive na zona rural. Então, é necessário que haja formação adequada para os professores que atuam nessas comunidades. Nós vamos, com este projeto, tentar minimizar, sobretudo, os indicadores educacionais de analfabetismo, até propriamente da falta de formação de professores para essas escolas”, explicou o professor. 

A formação faz parte de um projeto educacional que proporciona capacitação contextualizada com a realidade em que o candidato já está inserido. “Esta é a nossa perspectiva, de que um estudante de uma determinada comunidade, se forme para retornar a essa escola para transformar a realidade da sua comunidade”, concluiu Raimundo.

 

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

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