UFMA lança edital para apoiar ações de extensão na pós-graduação

publicado: 23/05/2024 16h39, última modificação: 23/05/2024 16h39
UFMA lança edital para apoiar ações de extensão na pós-graduação

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou o Edital nº 01/2024 AGEUFMA-PROEC/UFMA, que disponibiliza apoio financeiro para ações de extensão universitária vinculadas aos programas de pós-graduação da instituição. O objetivo é fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar iniciativas que gerem impacto social, cultural e educacional.

As inscrições estão abertas desde o dia 22 de maio de 2024 e seguem até o dia 01 de julho de 2024. O público alvo são docentes efetivos da UFMA credenciados em programas de pós-graduação stricto sensu, acadêmico ou profissional, cuja coordenação é sediada na UFMA.

A inscrição é feita ao preencher o formulário de submissão disponível no edital, após isso é necessário obter a carta de anuência assinada por todos os coordenadores dos programas envolvidos na proposta, também é necessário converter o formulário de submissão e a carta de anuência em formato PDF. Para finalizar basta enviar a inscrição para o e-mail proext-pg@ufma.br.

O edital também tem como objetivo fortalecer a pós-graduação por meio da colaboração entre programas, apoiar financeiramente a inserção da extensão universitária na pós-graduação, articular ensino, pesquisa e extensão na UFMA com ações integradas e externas para que tenha um impacto na sociedade.

A pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi, ressalta que a universidade tem um compromisso de colocar o profissional para atuar na sociedade e a extensão é fundamental para que isso ocorra. “É um compromisso de transformação social engajar-se no processo de transformação social, que, às vezes, parece um sonho muito distante, mas, na verdade, é real. A extensão tem esse papel de estimular, de dialogar com a sociedade, de formar e, sobretudo, contribuir com aquilo que a gente hoje sabe que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos precisam ser apoiados pelas universidades, e a extensão é esse caminho para esse apoio mais direto”, diz a pró-reitora.

Para mais informações acesse o edital .

Por: Lara Castro

Produção: Ingrid Trindade