Notícias

UFMA abre inscrições para curso de Música com formação focada no mercado educacional

publicado: 28/01/2025 14h08, última modificação: 28/01/2025 14h30
UFMA abre inscrições para curso de Música com formação focada no mercado educacional

Do dia 29 de janeiro a 18 de fevereiro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre inscrições para o processo seletivo para Licenciatura em Música,  por meio de um seletivo exclusivo, que pode ser realizado pelo formulário do Google. Contando com duas opções de linha de formação, o curso oferece uma abordagem moderna e alinhada às tendências mais atuais no ensino de música no Brasil.

A formação em Música requer um processo de seleção próprio, independente do ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Este ano, o formulário de inscrição estará aberto até o dia 18 de fevereiro, sendo de total responsabilidade do candidato acompanhar as etapas remotas do seletivo e quaisquer alterações no cronograma. 

Poderão concorrer às vagas os candidatos que concluíram o Ensino Médio e não estão atualmente matriculados em curso de graduação, presencial ou a distância, de Instituições Públicas de Ensino Superior. Segundo o professor e coordenador do Departamento de Música da UFMA, Daniel Lemos Cerqueira, o perfil dos candidatos que aderem à formação é variado. “Na Educação Musical, pretendemos atrair candidatos que tenham afinidade com a música em geral, pois o currículo tem ênfase na prática de conjunto, e todos podem atuar com a experiência que já possuem. Já a Linha de Formação em Instrumento é voltada a quem deseja aprofundar sua experiência nos instrumentos disponíveis, que são piano, trompete e violão”, explicou o professor.

Quanto à disponibilidade de vagas, para o primeiro semestre letivo de 2025, serão disponibilizadas, para ingresso único, sessenta vagas, sendo trinta para a linha de formação em Educação Musical, em opção única; e trinta para formação em Instrumento, nas opções piano, trompete ou violão, dez vagas para cada modalidade.

Das sessenta vagas disponíveis, metade será destinada ao ingresso no primeiro semestre de 2025 (2025.1), com quinze vagas para cada linha de formação. As outras trinta vagas serão ofertadas no segundo semestre (2025.2), seguindo a ordem decrescente de classificação dos candidatos.

Aos que vão concorrer a alguma das vagas, como parte do processo seletivo, também será pedido um vídeo tocando ou interpretando uma peça, obra ou música, fazendo uso da voz/canto, de instrumento melódico, harmônico ou de percussão. A Comissão Examinadora, composta por docentes do Departamento de Música, analisará os vídeos enviados pelos candidatos, atribuindo notas e pareceres que serão acrescidos aos resultados obtidos por eles no Enem exclusivamente na edição referente ao ano de 2024.

De acordo com Daniel Lemos, existem alguns motivos pelos quais o ingresso nessa formação é diferente do dos demais cursos, que apenas utilizam a nota do Sisu. 

“A oferta das vagas do Curso de Música fora do SiSU se dá pelo fato que as provas do Enem, que geram a nota utilizada no seletivo, não abordam o conteúdo musical com a mesma ênfase das demais disciplinas da Educação Básica. Portanto elas não permitem que os candidatos que têm afinidade ou já estudam música demonstrem seus conhecimentos específicos. Quem deseja fazer um curso superior de Música precisa estudar música e o conteúdo das provas do Enem, e, no caso, eles são prejudicados em relação aos demais candidatos que se preparam apenas para o Enem”, contou ele.

 Faça sua inscrição aqui!

Sobre o curso

Com a implementação de um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em 2021, o curso passou por reformulação, adotando “Educação Musical” e “Instrumento”, como duas linhas principais de formação, adequando-se à tendência nacional. 

Em Educação Musical, o discente terá a formação de professor para o contexto da disciplina de Arte da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos), assim como em atividades extracurriculares e espaços afins variados. Nessa linha, os estudantes terão disciplinas de Instrumento em caráter auxiliar, sendo três de Instrumento Harmônico (teclado ou violão), três de Instrumento Melódico (flauta doce) e dois de percussão. Essas disciplinas serão ministradas no formato de ensino coletivo.

A linha de formação em Instrumento prepara professores para a Educação Profissional, escolas de música e aulas particulares, com oito disciplinas de instrumento principal, que podem ser piano, trompete ou violão. O instrumento auxiliar fornece base para o ensino geral em sala de aula, enquanto o instrumento principal aprofunda a execução e a didática musical. Ambas as formações ampliam as possibilidades de atuação no mercado, incluindo aulas particulares, eventos e projetos culturais.

Para quem deseja transformar a paixão pela música em uma carreira sólida e diversificada, o curso de Música Licenciatura da UFMA é uma ótima oportunidade. Com um processo seletivo que valoriza o conhecimento e a experiência musical, além de um currículo alinhado às demandas do mercado educacional e profissional, a formação oferece para todas as demandas, um caminho promissor.

 

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: