UFMA abre inscrições para curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens, em São Bernardo

publicado: 25/07/2024 13h23, última modificação: 26/07/2024 09h24

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), está com inscrições abertas para o processo seletivo para o curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens, que será ministrado de forma presencial,  no Centro de Ciências de São Bernardo, sob a responsabilidade da Coordenação do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa. O prazo para as inscrições vão até 14 de agosto, que devem ser realizadas exclusivamente no site Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (Sigaa).

A especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens está ofertando 48 vagas, com o objetivo de promover formação teórica e prática, acerca do ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, amparada na reflexão sobre metodologias de ensino que contemplem os multiletramentos, inclusive, aqueles decorrentes do uso das tecnologias digitais nas práticas linguageiras de leitura e de escrita, nas diferentes esferas da comunicação: literária, jornalística, artística, ampliando, dessa forma, o escopo de acesso à educação pautada nos parâmetros de desenvolvimento educacional no Baixo Parnaíba Maranhense.

Segundo a coordenadora do curso, Eliane Pereira dos Santos, a especialização contribuirá para a melhoria das práticas pedagógicas no tocante ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa, promovendo estudos e pesquisas sobre o fazer docente, bem como sobre as relações possíveis entre o aprendizado do idioma e outras linguagens. “As atividades serão organizadas de modo a contemplar metodologias ativas, não se limitando a atividades de ensino em sala de aula presencial, mas adotando estratégias e atividades de interação, prática, orientação, extensão, capazes de promover a potencialização de conhecimentos adquiridos na graduação. O Curso configura-se como uma importante ação da Universidade Federal do Maranhão, especificamente para a região do Baixo Parnaíba Maranhense, com o intuito de potencializar as demandas sociais, em termos de oferta de formação continuada em âmbito Lato Sensu”, pontua Eliane.

O curso de especialização foi pensado para docentes da educação básica; servidores de universidades; integrantes de movimentos sociais; profissionais da educação e áreas afins; egressos dos cursos de graduação do Centro de Ciências de São Bernardo, egressos dos cursos do PARFOR, PROEB e PROFEBPAR, dos polos da região do Baixo Parnaíba maranhense, e portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC na área de Ciências Humanas. “Tendo em vista o perfil de Licenciaturas Interdisciplinares dos cursos do Centro de Ciências de São Bernardo, temos também como público-alvo discentes egressos desses cursos, pois visualizamos o fortalecimento de uma formação continuada pautada numa abordagem interdisciplinar, uma vez que o curso de especialização conta com professores formados em diferentes áreas do conhecimento:  Língua Portuguesa (Linguística e Literatura), Artes Visuais, Língua Espanhola, Pedagogia, Libras e Língua Inglesa, que, de forma integrada, ministrarão os componentes curriculares”, explica Eliana.

A coordenadora do curso de especialização acredita que o curso terá uma excelente adesão do público, considerando que a proposta foi elaborada com base no perfil desse público. “Apostamos na qualidade do curso, tendo em vista a formação do corpo docente - todos com doutorado -, e com experiências de atividade na Educação Básica. Outro ponto a destacar é o viés interdisciplinar do curso, que potencializará a formação dos cursistas, contemplando o diálogo entre diferentes áreas do saber, uma vez que o corpo docente é formado por professores com formação em Língua Portuguesa (Linguística e Literatura), Artes Visuais, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Pedagogia”, conclui Eliana.

As pesquisas a serem desenvolvidas como atividade final deverão contemplar três áreas de concentração: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Literatura e Formação de Leitores e Língua Portuguesa e outras linguagens.

O curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens vai ocorrer presencialmente, aos sábados, nos turnos manhã e tarde, com início previsto para outubro deste ano. Para validar a inscrição, a documentação deverá ser enviada tanto via Sigaa, quanto pelo e-mail: especializacao.lclp@ufma.br. No ato da inscrição, anexar a carta de intenção.

Para mais informações, confira o edital de seleção, clicando aqui.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante