UFMA abre consulta pública à comunidade acadêmica sobre Minuta da Política Institucional de Educação a Distância

publicado: 16/09/2021 11h16, última modificação: 16/09/2021 21h34

Foi iniciada, na segunda-feira, 13, a consulta pública à comunidade acadêmica sobre a Minuta da Política Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. A política pretende apresentar as diretrizes norteadoras para a definição e articulação de ações pedagógicas na modalidade a distância que estejam relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Essa etapa conta com a participação de toda a comunidade acadêmica, que deve contribuir enviando sugestões mediante preenchimento do formulário disponibilizado no endereço eletrônico https://forms.gle/dQXVBfZL2RfoL6yF7, sendo a análise das contribuições apresentadas a ser realizada pela DTED.

Destaca-se que a consulta pública estará aberta para sugestões e oportunidades de melhorias no texto base de seus capítulos e seções propostos até o dia 1º de outubro deste ano, para toda a comunidade acadêmica, via acesso da consulta da minuta e preenchimento do formulário.

Cada uma das unidades ou entidades com representação no Conselho Universitário apresentará um documento único com as sugestões sobre a Minuta da Política Institucional de EaD, que deverá ser enviado até o dia 1º de outubro.

O processo de consulta obedecerá às seguintes etapas e prazos: as contribuições e sugestões deverão estar fundamentadas, inclusive, com referências legais que deem suporte ao que foi pleiteado. As considerações que não forem enviadas pelo formulário disponibilizado ou recebidas fora do prazo não serão consideradas para efeitos de consolidação do texto final da Política Institucional de EAD.

Saiba mais

A Universidade Federal do Maranhão não dispõe de uma norma que estabelece diretrizes para o funcionamento da educação superior na modalidade EaD e, nos últimos dois anos, sofreu, em seus processos administrativos e acadêmicos, várias alterações decorrentes das mudanças ocorridas nas legislações nacionais. Com isso, identificou-se a necessidade de desenvolver uma Política Institucional de Educação a Distância destinada à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão.