Notícias

UFMA abre chamada interna para bolsas de pós-graduação destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade

publicado: 29/04/2025 09h08, última modificação: 29/04/2025 13h16
UFMA abre chamada interna para bolsas de pós-graduação destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), lançou a Chamada Interna nº 02/2025 para distribuição de bolsas suplementares de mestrado e doutorado destinadas para mulheres em vulnerabilidade socioeconômica nos programas de pós-graduação acadêmicos da UFMA. 

Concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), serão disponibilizadas 25 bolsas, sendo dezenove para o nível de mestrado e seis para o doutorado, com previsão de implementação a partir de junho deste ano.

O edital tem por principal objetivo fortalecer a permanência de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos da UFMA, contribuindo para a ampliação da equidade de gênero na instituição. A iniciativa também integra o Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) do CNPq, em consonância com a Chamada Pública nº 50/2024, e reforça as políticas de ações afirmativas da Universidade.

Segundo a diretora de Pós-Graduação da UFMA, Rosângela Fernandes, a chamada representa um passo importante para promover um ambiente acadêmico mais equitativo e inclusivo. "Pode corrigir desigualdades históricas que dificultam o acesso e a permanência de mulheres na pós-graduação. Estamos possibilitando que mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e mães para que não apenas ingressem na pós-graduação, mas também tenham condições de permanecer no curso. Considerando que nossa instituição está localizada em uma região que enfrenta grandes desafios sociais, iniciativas como essa tornam-se ainda mais relevantes para a democratização do conhecimento e para a inspiração de novas gerações de pesquisadoras”, salienta. 

Poderão concorrer às bolsas discentes mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e regularmente matriculadas em programas de pós-graduação acadêmicos da UFMA. Terão prioridade mães em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que tenham ingressado por meio de cotas afirmativas. As candidatas deverão atender a critérios, como estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes, não possuir vínculo empregatício e apresentar documentação comprobatória da situação de vulnerabilidade.

Rosângela Fernandes ressaltou que a UFMA tem buscado ampliar suas ações para garantir a permanência não só dessas discentes, como de outros grupos sociais. “A AGEUFMA coordena diversas iniciativas, incluindo ações afirmativas nos processos seletivos, reservando vagas para grupos historicamente marginalizados, como pessoas trans, indígenas, quilombolas e aquelas em situação de baixa renda. Além disso, temos trabalhado para garantir que essas mulheres permaneçam na pós-graduação”, concluiu.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelas coordenações dos programas de pós-graduação, até o dia 13 de maio. As propostas devem ser enviadas para o e-mail ageufma.dpg@ufma.br com o assunto “Inscrição para bolsa suplementar 2025-CNPq”, acompanhadas do Formulário de Inscrição.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 22 de maio, com prazo para interposição de recursos até o dia 24 do mesmo mês. O resultado final, após análise dos recursos, será publicado até 30 de maio.

Mais informações estão disponíveis no edital, e possíveis dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail da AGEUFMA.

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: