Notícias

59 ANOS UFMA

UFMA 59 anos - Primeira Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros no Brasil

publicado: 22/10/2025 11h52, última modificação: 22/10/2025 19h15
UFMA 59 anos - Primeira Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros no Brasil

Você sabia que...? Em quase seis décadas de existência, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acumula muitas histórias, conquistas e particularidades. Para celebrar seu 59º aniversário, a instituição revela alguns desses segredos. A Diretoria de Comunicação (DCOM), por meio dos Núcleos de Audiovisual e Jornalismo e Imprensa, preparou uma série de vídeos para que a comunidade conheça ainda mais os bastidores e as histórias que fazem a UFMA.

Você sabia que a UFMA foi a primeira Universidade a implantar o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros?

Em 2025, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebra 59 anos de fundação. Além de ser um espaço de conhecimento, diversidade e inovação, a UFMA também tem construído uma história de pioneirismo. Você sabia que a UFMA foi a primeira universidade a implantar o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros?

O curso foi implantado em 2015, como resultado de discussões iniciadas em 2014 entre professores de diferentes cursos, com o objetivo de formar profissionais qualificados para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, conforme a Lei 10.639, suprindo a falta de docentes qualificados nessa área. O curso foi o primeiro e ainda o único do tipo no Brasil. De forma pioneira, a UFMA também criou um programa de pós-graduação e a revista Kwanissa, de circulação internacional, fortalecendo sua atuação em educação e pesquisa sobre relações étnico-raciais e educação antirracista.

Por: Núcleo de Audiovisual e Núcleo de Jornalismo e Imprensa

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: