Notícias

59 ANOS UFMA

UFMA 59 anos – A expansão da Universidade no Estado do Maranhão

publicado: 22/10/2025 16h57, última modificação: 22/10/2025 18h17
UFMA 59 anos – A expansão da Universidade no Estado do Maranhão

Você sabia que...? Em quase seis décadas de existência, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acumula muitas histórias, conquistas e particularidades. Para celebrar seu 59º aniversário, a instituição revela alguns desses segredos. A Diretoria de Comunicação (DCOM), por meio dos Núcleos de Audiovisual e Jornalismo e Imprensa, preparou uma série de vídeos para que a comunidade conheça ainda mais os bastidores e as histórias que fazem a UFMA.

Você sabe qual foi o primeiro câmpus da UFMA na área continental do estado?

Ao longo de quase seis décadas, a UFMA promoveu um sério programa de interiorização, que resultou na expansão de seus câmpus e a ampliação do acesso à educação. Em 1980 a Universidade fundava o primeiro câmpus no continente: Imperatriz. A cidade foi incluída no programa de interiorização da UFMA e teve o seu projeto de criação aprovado no dia 27 de junho de 1978.

 Os cursos de Direito e Pedagogia foram os primeiros a serem ofertados, tendo suas respectivas aulas inaugurais no dia 13 de fevereiro de 1980. Hoje, o Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) conta com nove cursos de graduação e seis programas de pós-graduação entre duas unidades: Unidade Professor José Batista e Unidade Bom Jesus. 

Além do CCIm, a Universidade conta com mais outros sete centros de ciências distribuídos entre cidades estratégicas do estado: Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Pinheiro e São Bernardo, além da Cidade Universitária, na capital, São Luís. 

Por: Núcleo de Audiovisual e Núcleo de Jornalismo e Imprensa

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: