TV UFMA promove workshop sobre técnicas de dicção e interpretação para TV; curso será ministrado pela diretora Cecília Leite

publicado: 19/04/2024 09h44, última modificação: 19/04/2024 12h58

A TV UFMA, realiza, na sexta-feira, 26, a partir das 9h30, um workshop sobre Técnicas de Dicção e Interpretação para TV. O curso será ministrado no estúdio de produção da emissora pela diretora da TV, jornalista Cecília Leite, professora doutora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (DCS-CSSO-UFMA). Destinado a repórteres, apresentadores, profissionais e estagiários da TV UFMA, que utilizam a voz como instrumento de trabalho, o workshop disponibilizará 10 vagas ao público externo. Os participantes terão direito à certificado de 4 (quatro) horas.

As inscrições podem ser feitas no site do Sympla, no link.

Ação formativa - A agenda integra o projeto de formação continuada TV UFMA Talks e marca o mês em que se comemora o Dia Mundial da Voz. O objetivo é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a voz e da utilização de técnicas para melhor uso vocal. A professora Cecília Leite destacou que a realização do workshop é mais uma ação formativa da emissora para investir na formação continuada do seu quadro de colaboradores, tendo em vista que a TV UFMA tem desempenhado um importante papel na formação dos futuros profissionais da comunicação para o mercado do trabalho.

Durante o workshop, os participantes realizarão exercícios de aquecimento vocal e dicção, práticas de respiração que ajudam na projeção da voz, e técnicas para evitar vícios de linguagem que podem distrair ou confundir o público. “Será dada ainda uma atenção especial à interpretação, enfatizando a importância da expressão facial e corporal na comunicação”, concluiu Cecília Leite.

Competitividade - A coordenadora do Núcleo de Mídias Sociais  e Conteúdo da TV UFMA, a jornalista Asmynne Barbosa, explicou que os participantes dessa ação formativa sairão mais confiantes em suas habilidades de comunicação, com ferramentas práticas para enfrentar os desafios do dia a dia profissional. “Para aqueles que trabalham ou aspiram trabalhar na televisão, dominar essas técnicas é essencial, uma vez que a forma como se apresentam pode influenciar significativamente a sua carreira”, esclarece.

SAIBA MAIS:

Sobre a ministrante

Cecília Leite é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutorado em Comunicação e Psicanálise pela Universidade de Nice, na França. Possui ampla experiência profissional na área de formação, em especial no mercado de rádio e televisão, onde atuou por mais de 15 anos, cinco dos quais foi repórter sênior da Central Globo de Jornalismo, no Rio de Janeiro (TV Globo-RJ e Globonews). Trabalhou como repórter na emissora WUFT-TV, de Gainesville, Flórida (EUA). Foi editora e apresentadora dos principais telejornais da TV Mirante, afiliada da Globo em São Luís-MA. Foi diretora, editora, repórter e apresentadora do programa cultural Açãoencena (arte e variedades), também da TV Mirante.

Tem experiência e cursos de formação em literatura (brasileira e inglesa), dança, teatro, expressão corporal, técnica vocal e, principalmente, em música, como cantora, com dois CDs e dois DVDs lançados, tendo atuado também na produção de diversos projetos culturais e espetáculos artísticos. Atualmente, é professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA e diretora-geral da TV UFMA, com pesquisa em novas tecnologias da informação. Publicou artigos em revistas científicas, e-books e capítulos de livros na área de comunicação.

Sobre o projeto

Os convidados do projeto TV UFMA Talks são profissionais altamente experientes em suas áreas de atuação. Entre os profissionais de comunicação que já participaram do projeto estão os jornalistas Alex Barbosa, Regina Sousa, Edízio Moura, Márcio Carneiro, Larissa Régia e Juliana Silveira.

Por: TV UFMA