TV UFMA

TV UFMA ganha destaque com projetos de inclusão e divulgação científica no Intercom Nacional 2023

publicado: 22/08/2023 11h04, última modificação: 23/08/2023 15h16
Professores, jornalistas e alunos do curso de Comunicação Social da UFMA desenvolvem projetos vinculados à TV universitária contemplados para apresentação no maior congresso de pesquisa em Comunicação do país

Dois projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos do GEPIN (Grupo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Telejornalismo e Práticas Inclusivas) na TV UFMA foram aprovados para apresentação na 46ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o maior evento de promoção da pesquisa em comunicação do país.

Trata-se dos projetos “Em Dia Com a Ciência” e “Projeto Canal Para Todos”, com coordenação da professora Josie do Amaral Bastos, do Departamento de Comunicação Social da UFMA, desenvolvidos por jornalistas e pelos alunos Sylmara Durans Diniz, João Azevedo Meireles Neto, com colaboração da professora Kelly Scoralick, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os projetos têm por objetivos centrais proporcionar à sociedade acadêmica e civil maior acessibilidade a conteúdos com ênfase em pesquisas científicas, assim como garantir um espaço baseado nos princípios dos direitos humanos e da inclusão social. Com o desenvolvimento dos trabalhos, a TV UFMA reforça a formação de profissionais preocupados com pautas relevantes para a sociedade.

Nesse sentido, o projeto “Em Dia Com a Ciência” tem como finalidade primária a divulgação científica por meio de reportagens veiculadas no telejornal da TV universitária e da programação. A disseminação de conhecimentos científicos acontece por uma abordagem acessível e de fácil compreensão, apontando estudos de grande relevância para o público em geral, ao mesmo tempo em que busca aproximar pesquisadores, alunos e sociedade.

A TV UFMA também se destaca com o “Projeto Canal Para Todos”, cujo principal propósito é enfatizar o papel da emissora como um ambiente inclusivo, engajado na promoção da pluralidade, da diversidade e dos direitos humanos. Por meio dessa proposta, a TV universitária produz programas e conteúdos audiovisuais que tratam de tópicos relacionados à inclusão social, reforçando o papel da emissora na busca por acesso à informação de forma mais democrática.

A professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA e coordenadora dos projetos, Josie do Amaral Bastos, expressou sua satisfação e entusiasmo com a seleção dos trabalhos para o INTERCOM NACIONAL 2023: “Ter projetos de extensão e pesquisa sendo desenvolvidos na TV UFMA consolida e institucionaliza a TV universitária como um local que prioriza a formação, mobilizando alunos para temáticas importantes que vão além do saber técnico, como inclusão e divulgação científica”, finalizou.

Sobre a TV UFMA: A TV UFMA, inaugurada em 2015, é a primeira emissora universitária do estado e é comprometida com a formação, extensão e pesquisa, que tem como missão promover a divulgação científica e a cultura acadêmica, além de atuar como espaço inclusivo e de valorização dos direitos humanos.

Sobre o Intercom Nacional 2023: É o maior evento de Ciências da Comunicação do país, reunindo pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação para debater tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. Em 2023, o 46° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação vai ocorrer de forma híbrida. A etapa remota ocorrerá entre os dias 29 e 31 de agosto, e a presencial entre os dias 5 e 8 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas - PUC MINAS - Câmpus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

Por: TV UFMA