TV UFMA estreia programas e amplia parcerias

publicado: 03/05/2023 10h44, última modificação: 04/05/2023 07h53
TV UFMA estreia programas e amplia parcerias

O primeiro canal universitário do Maranhão está tomando novos rumos. Sob a diretoria de Josie Bastos, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, a TV UFMA recebe uma nova programação e forma novas parcerias, trazendo um conteúdo educativo e com foco na extensão.

Desde sua criação, em 2015, a TV UFMA tem o objetivo de promover o desenvolvimento acadêmico e profissional de sua audiência. Por meio de novas parcerias com instituições públicas e privadas, o canal está consolidando projetos na área de extensão e pesquisa para compor a sua programação.

Nesse contexto, o canal vem formando com importantes instituições de pesquisa e inovação, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o Centro Cultural Vale do Maranhão (CCVM), a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) e outros colaboradores.

Filiada ao Sesc TV, um dos mais prestigiados canais de educação e cultura do país, a TV UFMA alcança hoje um patamar de seis horas diárias de programação local. Entre os destaques da programação, estão o JTV UFMA, telejornal com transmissão diária ao vivo, e o programa "Sem Filtro", voltado para entrevistas com personalidades e jornalistas convidados. Além disso, a emissora conta com 16 programas e interprogramas locais, como o SOS Robótica, Cineclube Casarão, Assunto em Pauta, entre outros.

Segundo a professora Josie Bastos, a TV atualmente conta com quatro projetos de extensão, que englobam atividades voltadas à pesquisa, educação e práticas inclusivas. "O eixo em que apostamos muito é o da formação. Entendemos que, como uma TV educativa, a TV UFMA tem como propósito a formação profissional dos alunos. É nosso dever, como professores dessa Instituição que estamos à frente da TV, possibilitar esse espaço.

Atualmente, o canal educativo da Universidade opera em canal digital aberto e também distribui sua programação por meio de TVs por assinatura, alcançando mais de 120 mil assinantes. Além disso, seu conteúdo também é disponibilizado em suas plataformas digitais, por meio do site oficial da UFMA, Youtube, Instagram e outros perfis da Instituição.

Confira a entrevista pelo Youtube:

Por: Orlando Ezon