TV UFMA estreia produção com foco na inclusão e acessibilidade

publicado: 04/05/2022 18h00, última modificação: 04/05/2022 20h41
O “Dicas em Libras” é uma proposta inovadora para tornar a televisão brasileira mais inclusiva
TV UFMA estreia produção com foco na inclusão e acessibilidade.jpeg

A TV UFMA está com mais uma novidade. Ao longo da sua programação, diariamente, assista ao “Dicas em Libras”, um interprograma que faz parte do projeto CanalParatodos - uma proposta inclusiva nos espaços e nas produções da TV UFMA, em parceria com estudantes e professores do Departamento de Letras e do curso Letras - Libras da Universidade.

Essa ação, inovadora na programação televisiva local, tem por objetivo criar um espaço educativo e informativo do processo de aprendizagem em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

A produção conta com o apoio da TV UFMA no processo de produção, apresentação e edição. A apresentadora, bolsista da TV e estudante do curso de Letras – Libras, D'Jullian Glay Pereira Soares, elabora os roteiros com a consultoria e supervisão dos professores Maik Waldemar Araújo Oliveira, do departamento de Letras, e da coordenadora de Comunicação Institucional e do projeto, Josie Bastos.

Para ela, esse é um momento ímpar na programação da TV UFMA, um espaço inclusivo e acessível para a produção de conteúdo e para a formação de estudantes e professores. "Todos nós estamos aprendendo, e certamente essa experiência vai repercutir na formação acadêmica e profissional dos estudantes nos diferentes espaços sociais, inclusive no mercado de trabalho local, ainda com pouco ou nenhum espaço para produções televisivas de caráter inclusivo, com a abordagem de temáticas e o uso dos recursos acessíveis como a inserção da Janela em libras e Audiodescrição.

Segundo o IBGE, o Maranhão totaliza aproximadamente 1,6 milhão de pessoas com deficiência. “A UFMA, local onde será desenvolvido esse projeto, por meio da atual Diretoria de Acessibilidade (Daces), já realizou, desde 2010, mais de 560 atendimentos, sendo 320 de alunos ativos com algum tipo de deficiência na instituição. No primeiro semestre de 2022, por exemplo, já estão contabilizados 30 estudantes inscritos, um público que demanda ações e políticas de inclusão por parte da Universidade. Certamente, uma delas é por meio de sua representação e integração nos espaços de comunicação e de divulgação científica", afirma Josie Bastos.

Como cumprimentar uma pessoa surda? | Dicas em Libras #1

Saiba mais:

Projeto Canal Paratodos - uma proposta de inclusão nos espaços e produções da TV UFMA

As atividades se desenvolvem no ambiente da TV universitária, campo de formação e experiências práticas de alunos de curso de Comunicação e áreas afins. O trabalho se constitui em dois principais eixos: de formação interdisciplinar e de campo de práticas de produção audiovisual.  Para além do Interprograma Dicas em Libras, o projeto contempla outras produções com temáticas de acessibilidade como "Vamos Falar sobre Acessibilidade", voltado para as mídias sociais, atualmente (2022) roteirizado, produzido e apresentado por alunos do curso de Comunicação com deficiência visual,  e o programa de notícias Canal Paratodos, com temáticas voltadas à inclusão, e com o uso de recursos acessíveis como a Janela em libras e Audiodescrição (AD), ainda em fase de edição e pós-produção.

TV UFMA

Sintonize na TV UFMA, no canal aberto 16.1 digital, na NET-Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16. Acesse também o novo site da TV UFMA, que agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdo dos programas. O telespectador também poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site. Por meio das redes sociais e do canal do Youtube, é possível acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, sob o comando da jornalista Ana Thereza Viegas.

Por: TV UFMA