Notícias
TV UFMA comemora sete anos de história e recebe convidados para apresentarem seus cases de sucesso
A TV UFMA completa sete anos em outubro e, como parte das comemorações, receberá convidados especiais para apresentarem seus cases de sucesso na área da comunicação. O Conexão TV UFMA: as Multitelas da Comunicação ocorrerá no Auditório do CCSo, na Cidade Universitária Dom Delgado, no dia 20 de outubro, a partir das 15h. Clique para se inscrever.
SETE ANOS DE HISTÓRIA
A TV UFMA foi fundada em 7 de outubro de 2015 e, na sexta-feira, dia 7, comemorou seu 7º aniversário. Apesar dos desafios gerados pela pandemia, a TV UFMA deu continuidade às suas atividade, mantendo-se atuante, adaptando sua programação e criando novos formatos com o intuito de levar à comunidade conteúdo voltado ao incentivo à educação, à ciência e ao debate de ideias, com valorização da arte e da cultura maranhenses.
Considerando o contexto de conversão midiática, a emissora tem explorado as plataformas digitais para aumentar seu alcance, aplicando novas estratégias e apostando na frequência de distribuição do conteúdo a fim de estabelecer uma relação de maior confiança com seu público. “Em um mês, com a aplicação de novas estratégias nas redes sociais, tivemos um crescimento considerável do nosso alcance. Somente no Youtube, foram mais de 6 mil visualizações nos últimos 28 dias. Também estamos estabelecendo uma relação mais confiável com o telespectador, por meio da frequência de postagem do nosso material”, comenta Asmyne Barbosa, coordenadora do Núcleo de Mídias.
Parte significativa do conteúdo produzido pela TV, que envolve jornalismo, educação, saúde, ciência, pesquisa, música, filmes, e muito mais pode ser acessado de forma on-line e gratuita nas principais plataformas digitais: YouTube, Instagram, Twitter, Site da TV de forma organizada, dinâmica, e facilmente. “Nosso objetivo tem sido humanizar a nossa produção e torná-la mais acessível em diversos aspectos, não só mantendo uma linguagem visual e textual mais próxima do cotidiano da nossa audiência, mas também investindo em recursos de acessibilidade nas plataformas, o que fortalece nosso compromisso com a democratização da comunicação", comenta Robson Nascimento, estudante de Rádio e TV e estagiário do Núcleo de Mídias.
Além de ser um espaço de produção, a emissora também é um espaço de formação. Cerca de 25 estudantes da graduação estão envolvidos, e, recentemente, foram incluídos, pela primeira vez, dois estagiários oriundos do ensino médio, fruto de uma parceria da emissora com o Instituto Educacional, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Todos estão envolvidos diretamente nas etapas de produção dos conteúdos transmitidos.
O trabalho de formação dos estudantes é um aspecto muito relevante e se relaciona com um dos papéis sociais desempenhados pela TV UFMA, uma TV universitária e pública. “Aqui, profissionais atuantes no mercado compartilham seus conhecimentos com os estagiários. Após o estágio, o estudante sai capacitado para atuar no mercado. Vários estagiários têm saído do estágio da TV UFMA diretamente para o mercado, antes mesmo da conclusão do curso”, destaca Ameliane Cunha, coordenadora do Núcleo de Jornalismo.
A TV UFMA tem uma proposta central ancorada em três eixos: educação, informação e cultura, pensando nas perspectivas de futuro. A diretora geral da TV UFMA, professora Josie Bastos, comenta que os planos são ampliar a programação a fim de contribuir cada vez mais com informações relacionadas à proposta da emissora. “Estamos cada vez mais dinamizando e mostrando o que tem na universidade, principalmente relacionado à pesquisa e à inclusão e de que forma o que se produz aqui também repercute na sociedade, de que forma a universidade e o campo universitário contribui para o desenvolvimento da sociedade. A gente quer fortalecer essa relação com a sociedade pela via da educação”, esclarece a diretora.
A TV UFMA está disponível no canal aberto 16.1 digital, na NET/Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16.
Por: TV UFMA
Revisão: Jáder Cavalcante