Notícias

TV UFMA comemora dez anos no ar, nessa sexta-feira, 5, no Palacete Gentil Braga

publicado: 01/12/2025 16h34, última modificação: 02/12/2025 15h28
A programação especial terá lançamento de um livro ilustrado TV UFMA: Uma década de imagens, um futuro de ideias; a estreia do documentário comemorativo aos dez anos e a abertura de uma exposição interativa com a trajetória da TV
TV UFMA comemora dez anos no ar, nesta sexta-feira, 05, no Palacete Gentil Braga

Referência entre as TVs públicas universitárias do país, a TV UFMA comemora o seu aniversário de dez anos

 Referência entre as TVs públicas universitárias do país, a TV UFMA comemora o seu aniversário de dez anos, nessa sexta-feira, 5 de dezembro, com início às 18h30, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 - Centro), em São Luís (MA). O evento contará com o lançamento do livro ilustrado TV UFMA: Uma década de imagens, um futuro de ideias; a estreia do documentário comemorativo aos dez anos e a abertura da exposição interativa com a trajetória da emissora.

Com patrocínio do Banco do Nordeste, por meio da Lei Roaunet de Incentivo à Cultura do Governo Federal, os produtos culturais integram o Projeto Acervo 10 anos TV UFMA, uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) e do Ministério da Cultura (MinC). Tem apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Serviço Social do Comércio (Sesc-MA e da Rádio Universidade FM.

Para a diretora da TV UFMA, Cecília Leite, trata-se de uma celebração histórica e um reconhecimento público ao relevante trabalho que vem sendo realizado por uma equipe que se dedica a divulgar conteúdos educativos de qualidade, promovendo a ciência, a cultura regional e difundindo informações de qualidade. “Vamos ter uma noite especial com o lançamento de importantes produtos culturais que formam um acervo público valioso. São relatos em imagem e som que construíram, ao longo do tempo, um vasto acervo histórico-cultural, com registros da memória da UFMA, da história e do patrimônio de São Luís, suas personagens, bem como as ricas tradições culturais do Maranhão”, disse a diretora. A diretora destaca ainda que o livro e o documentário poderão servir de importante referencial para pesquisas e projetos de comunicação pública, “pois dão visibilidade a uma história de inovações no campo do audiovisual e de qualificação acadêmica e profissional”, conclui.

A TV UFMA celebra dez anos no ar, nesta sexta. A programação terá lançamento do livro ilustrado TV UFMA Uma década de imagens, um futuro de ideias; a estreia de um documentário e abertura de exposição interativa

Sessão de autógrafos – Após a exibição do filme TV UFMA: Uma década de imagens, um futuro de ideias, haverá sessão de autógrafos com os autores do livro: Cecília Leite, diretora-geral da TV; Rafael Batista, coordenador de Programação; Asmynne Barbosa, coordenadora de Mídias Sociais; e Pablo Monteiro, Superintendente de Comunicação da UFMA. O livro, que narra a trajetória da emissora universitária, desde sua inauguração até os dias atuais, apresenta os protagonistas e atores envolvidos, destacando as principais produções e premiações, importantes resultados que vêm sendo conquistados pela TV UFMA ao longo de uma década. Na ocasião, haverá apresentação dos cantores líricos Lívia Correa e Celso Berredo.

A exposição apresentará painéis com fotos, imagens e textos que narram a linha do tempo da emissora. A mostra interativa conta com recursos de acessibilidade e terá circulação em outros espaços culturais da cidade. Já o documentário, produzido em parceria com a Captura Produções, trará depoimentos de jornalistas, professores, gestores, estagiários, colaboradores e artistas que relatam suas experiências e contribuições para a história da primeira TV universitária do Maranhão. O Projeto inclui também um site, hospedado no portal da TV UFMA, com todas as informações sobre os produtos culturais que marcam a comemoração dos dez anos.

Avanços

Sob a direção da professora Cecília Leite, a TV UFMA deu um salto qualitativo, investindo forte em inovação e em uma programação educativa inteligente, com formatos criativos e diferenciados, expandindo para 24 o número de programas autorais. A atual gestão implantou uma nova identidade visual e editorial, criou o JTV UFMA, um telejornal diário com convergência digital e recursos de acessibilidade, além de programas como o Sem Filtro, um dos carros-chefes da programação e o Janela do Aluno, que dá visibilidade à produção audiovisual universitária. Também expandiu os canais de exibição da emissora, que hoje, além dos canais digitais e TVs por assinatura, está ao vivo no site e em plataformas digitais, como ABTUPlay, ConectaRNCP (da Empresa Brasil de Comunicação) e Eduplay, em que a TV UFMA se destaca entre as cinco emissoras públicas mais assistidas do país. 

Por: TV UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: