TV UFMA comemora aniversário de 8 anos com programação especial que inclui palestras e minicursos

publicado: 04/10/2023 08h07, última modificação: 04/10/2023 08h38
TV UFMA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE INCLUI PALESTRAS E MINICURSOS

A primeira TV universitária do Maranhão completa oito anos esta semana e tem muitos motivos para comemorar. Com 5 horas diárias de programação autoral, dezoito programas e interprogramas assinados pela emissora, a TVUFMA se consolida entre as maiores TVs universitárias do país, contabilizando várias premiações, por contribuições nas áreas de cultura, divulgação científica, cidadania e ações comunitárias.

Atualmente, em parceria com o COGECOM (Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais), a TV está produzindo reportagens sobre a produção científica na UFMA para exibição no quadro Cientistas do Brasil do telejornal nacional da TV Brasil, com o objetivo difundir a pesquisa e o trabalho dos pesquisadores da universidade. Além disso, a TV UFMA terá sua programação apresentada no Fórum Nacional da ABTU, que acontecerá na Bahia, de 18 a 20 deste mês.

Em meio a tantas realizações, a Diretora Geral da TV UFMA, Profa. Dra. Cecília Leite, ressalta que nos últimos anos, a emissora tem construído uma trajetória ascendente e conquistado um espaço cada vez maior no cenário da comunicação do estado. “Hoje somos referência, tanto na formação de alunos para o mercado de trabalho, quanto na produção de uma programação educativa de qualidade, voltada a estimular o pensamento crítico, a cidadania e a fortalecer o elo entre a produção cientifica e a sociedade”, afirma a Diretora. “Também temos investido e colhido frutos de nossas parcerias com diversas instituições. Estamos orgulhosos, por exemplo, de ter produzido os vídeos em exibição no novo Casarão da Indústria do SESI, o que atesta o reconhecimento da qualidade das nossas produções”, complementa.

Inaugurada em 7 de outubro de 2015, a TV UFMA preparou uma programação especial de aniversário, que vai se estender por todo o mês de outubro, com um cardápio variado de filmes, documentários, programas musicais e homenagens especiais. No setor de jornalismo, o TVUFMA, telejornal diário ao vivo da emissora e pioneiro no Maranhão em acessibilidade, apresenta, durante toda esta semana, reportagens e quadros especiais com profissionais e personagens que contribuíram com a história da emissora, além de matérias que marcaram o seu jornalismo.

A programação especial teve início no dia 02, com a exibição do filme “Daquele Instante em Diante”, com a trajetória musical de Itamar Assunção, dos anos de vanguarda paulista, na década de 80, até a sua morte aos 53 anos. O longa faz parte da Sessão Itaú Cultural, uma parceria da TVUFMA com a instituição, possibilitando a exibição de filmes nacionais em todas as segundas-feiras de outubro, sempre às 20h45. “Mais uma parceria firmada pela nossa emissora com o objetivo de promover o acesso à arte e à cultura por meio de produções audiovisuais”, ressalta Nádia Biondo, gerente do núcleo de produção da TV UFMA.  A televisão universitária, que também se destaca pela valorização do audiovisual maranhense, vai exibir, nesta quarta, dia 11, às 21h, o premiado longa De Repente Drag, com direção de Rafaela Gonçalves. No dia 18 de outubro, é a vez do filme Ilha Magnética, do diretor Eliaquim Maia, que será exibido também às 21h.

A música também tem lugar cativo nas comemorações do aniversário da TV UFMA. Na sexta-feira (06), às 20h30, vai ao ar o show “Com o Afeto das Canções, de Joãozinho Ribeiro, com participações de Rita Benneditto, Zeca Baleiro e outros convidados. Esse momento especial, que reuniu grandes nomes da música, no Convento das Mercês, foi registrado pelas lentes da TVUFMA. Nas demais sextas de outubro, no mesmo horário, serão exibidas apresentações de expoentes do cenário musical nacional, com destaque para Emicida (dia 18) e Criolo (dia 27), sempre às 20h30. Na quarta-feira (25), às 21h, o público vai reviver a emoção da homenagem feita pela UFMA à cantora Alcione, em comemoração aos seus 50 anos de carreira.  E ainda em clima de comemoração, o programa É Música recebe as cantoras maranhenses e Adriana Bosaipo (dia 19) e Anastácia Lia (dia 26), sempre às 20h15.

Pensando em contribuir com a formação de seus colaboradores e também da comunidade acadêmica, a TV UFMA inova, elaborando um calendário de palestras e workshops a serem realizados também neste mês de aniversário, no estúdio de produção da emissora.  A primeira atividade foi a Master Class com o jornalista e diretor da TV Mirante, Alex Barbosa, sobre O novo texto da TV, ocorrida na última sexta-feira.  No dia 24 de outubro, a emissora promove a palestra Inteligência Artificial voltada à Comunicação, com o Prof. Dr. Márcio Carneiro.

Alinhada ao propósito de fortalecer a divulgação científica, a emissora também planeja realizar um minicurso de mídia trainning, voltado a professores e pesquisadores da UFMA, como forma de facilitar o trabalho de divulgação das pesquisas nos veículos de comunicação e contribuir com a democratização da ciência. É a TVUFMA expandindo seus horizontes e consolidando sua atuação na valorização e difusão do conhecimento, como instrumento de educação, cultura, cidadania e transformação social.

Por: TV UFMA