publicado: 07/10/2021 10h23, última modificação: 07/10/2021 19h38
TV UFMA comemora aniversário com inovação, lançamento de podcast, site e parceria com o canal SESCTV-SP.jpg

Em comemoração ao aniversário de seis anos da TV UFMA, a emissora traz uma série de novidades aos telespectadores: novas produções em sua grade de programação, o lançamento do podcast do programa Sem Filtro e seu novo site institucional. Além disso, na data de hoje, o reitor Natalino Salgado assina o convênio firmado pela emissora com o canal SESCTV de São Paulo, um dos mais prestigiosos canais de caráter educativo-cultural do país. Com isso, a partir deste mês, a televisão da Universidade passará a retransmitir a programação nacional do canal, além das suas produções locais.

Para a diretora geral da TV UFMA, Cecília Leite, as novidades trarão benefícios diretos ao público da emissora. “Além das estreias do site e do podcast, frutos do empenho da nossa equipe de mídias, que vão permitir uma maior interação com a audiência, ter o SESCTV como cabeça de rede será um grande ganho para a TV UFMA, pela reconhecida qualidade de sua programação, o que certamente vai contribuir para enriquecer ainda mais a experiência dos nossos telespectadores”, afirma.

Com o lançamento do podcast do Sem Filtro, apresentado pela professora e jornalista Josie Bastos, o público poderá acompanhar, nas principais plataformas de streaming, todo o conteúdo em áudio do programa, que traz entrevistas com personalidades que se destacam  pelo trabalho que desenvolvem no estado.

Já o novo site da TV UFMA agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdos dos programas. O telespectador também poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site, além de acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta, às 13 horas, sob o comando da jornalista Ana Thereza Viegas.

Atualmente, doze programas são produzidos pela emissora, com mais de cinco horas de uma programação local variada, voltada a promover a educação, a ciência, a cultura e a cidadania, entre eles, o Vitrine Musical, É Música, Cineclube Casarão, Sexágenários, FaixaNobre.doc e No foco da pesquisa. E agora, a emissora anuncia duas novas produções: os programas É da sua natureza, que trata da temática ambiental; e o Conceito, que dá voz a intelectuais e pensadores da UFMA sobre temas que geram debate e reflexão.

A TV UFMA, que tem transmissão aberta pelo canal 16.1 e também está disponível nos canais por assinatura da SKY (canal 316), TVN (16), na NET/Claro (17)  e no canal do YouTube oficial da emissora, é a primeira de caráter universitário do estado e conta com uma moderna estrutura de 576 metros quadrados, ocupados por um edifício de dois andares, com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, quatro ilhas de edição, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Maranhão, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

Por: TV UFMA