Notícias
TV UFMA celebra dez anos como referência em comunicação pública no Maranhão
A cerimônia reuniu profissionais da emissora, discentes e docentes da UFMA, parceiros e comunidade externa. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Na noite da última sexta-feira, 5, a primeira emissora universitária do Maranhão, a TV UFMA, celebrou seu aniversário de dez anos. Realizada no Palacete Gentil Braga, em São Luís, a celebração trouxe uma programação que incluiu exposição interativa sobre a trajetória da emissora, exibição de documentário comemorativo e o lançamento do livro "TV UFMA: Uma década de imagens, um futuro de ideias". O evento contou com a presença de profissionais da emissora, discentes e docentes da Universidade, representantes da gestão superior e comunidade externa.
Ao entrar no local da cerimônia, o público se deparou com a exposição interativa. A exposição, que posteriormente circulará por diversas cidades maranhenses, apresentou registros que documentam a evolução da emissora ao longo dos anos. Já o documentário reuniu depoimentos de gestores, professores, colaboradores e parceiros que narraram os avanços, as conquistas e inovações realizadas pela TV UFMA nesta primeira década. Todo o projeto conta ainda com um hotsite dedicado à memória da emissora: Projeto Acervo 10 anos TV UFMA.

Exposição interativa que conta a história da TV UFMA. Foto: Raul Pontes (TV UFMA)
A noite de festa contou também com o lançamento de um livro comemorativo seguido por uma sessão de autógrafos com os autores: Cecília Leite, diretora da TV; Pablo Monteiro, superintendente de Comunicação Social da UFMA; e os coordenadores de núcleos Asmynne Barbosa (Mídias Sociais) e Rafael Batista (Programação). A obra traça a trajetória da emissora desde sua inauguração, apresenta os protagonistas e profissionais envolvidos na construção dessa história, destaca as principais produções e premiações recebidas, além de analisar os impactos da TV na UFMA, no cenário midiático e nas comunidades maranhenses.
Com patrocínio do Banco do Nordeste, por meio da Lei Roaunet de Incentivo à Cultura do Governo Federal, os produtos culturais integram o Projeto Acervo 10 anos TV UFMA, uma realização do Ministério da Cultura (MinC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU). Tem apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Serviço Social do Comércio (Sesc-MA) e da Rádio Universidade FM.

Representantes da UFMA e dos patrocinadores doProjeto Acervo 10 anos TV UFMA. Foto: Raul Pontes (TV UFMA)
Referência Nacional
A diretora-geral da TV UFMA, Cecilia Leite, destacou a consolidação da emissora como referência no cenário nacional das TVs universitárias. “A TV UFMA se consolida cada vez mais como uma TV de qualidade das universidades públicas do Brasil. Estamos muito felizes comemorando os dez anos, porque temos uma trajetória que é exemplar. Chegamos hoje ao patamar de TV de referência para outras TVs universitárias do país. Estamos entre as cinco televisões públicas mais assistidas do Brasil na plataforma Eduplay, graças a uma equipe de profissionais, de alunos, de professores, uma equipe que trabalha unida para a comunicação pública de qualidade”, salientou.

Diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite. Foto: Raul Pontes (TV UFMA)
Segundo o superintendente de Comunicação Social da UFMA, Pablo Monteiro, a TV UFMA se firma como um canal público educativo com uma programação plural e de qualidade.“Ao completar dez anos, a TV UFMA se consolida não apenas como veículo de comunicação pública, mas, sobretudo, como veículo de comunicação pública educativa, capaz de transformar a vida dos maranhenses com sua programação de qualidade, sua programação diversa e plural. É uma TV informativa, educativa e formativa também. Por nós, já passaram diversos e excelentes profissionais que atuam tanto no mercado local quanto no mercado nacional”, frisou.
Para chegar a uma estrutura de qualidade, ao longo destes dez anos, a TV UFMA passou por significativas transformações que ampliaram seu alcance e relevância. A emissora modernizou sua programação com formatos inovadores, expandindo de 10 para 22 programas locais. Entre as principais conquistas, estão a renovação da identidade visual, o lançamento do telejornal diário JTV UFMA, com recursos digitais e de acessibilidade, a criação do programa SEM Filtro e a expansão da presença digital.

Livro comemorativo conta trajetória e particularidades da TV UFMA. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Atualmente, além dos canais aberto e por assinatura, a TV UFMA transmite ao vivo pelo site oficial e plataformas como ABTUPlay, ConectaRNCP e Eduplay, onde figura entre as cinco emissoras públicas mais assistidas do Brasil. A emissora também se destaca como pioneira ao inserir intérprete de Libras no telejornal maranhense, garantindo inclusão e acessibilidade.
A diretora de Produção da TV UFMA, Verônica Telles, ressaltou que, em dez anos, a TV UFMA evoluiu de projetos iniciais e programação experimental para se tornar uma emissora pública de destaque nacional, ampliando a produção e aprimorando a qualidade dos conteúdos que leva a diversas regiões do país. “A TV UFMA passou por muitas transformações desde a sua implantação. Ainda no início, funcionavam apenas os projetos de extensão “Conexão Rural” e “Memória Guarnicê”. Em 2015, começamos a operar em fase experimental e com uma programação mais reduzida, mas sempre prezando pela qualidade dos conteúdos. Ao longo desses dez anos, vimos uma evolução acontecer, tanto na quantidade de produtos que hoje produzimos, como na qualidade da programação, que se aprimorou e ficou ainda melhor. Hoje, a TV UFMA alcança lugar de destaque entre as TVs públicas do país, levando informação, cultura, arte e entretenimento para o estado e também para muitas cidades do Brasil por meio dos nossos parceiros, que também reforçam a nossa programação”.
Assim, a TV UFMA oferece uma grade diversificada que abrange conteúdos jornalísticos, culturais, científicos, de entretenimento e de prestação de serviços à comunidade. Completando uma década de transmissão, a emissora consolida-se como referência em comunicação pública no Maranhão, oferecendo conteúdo educativo de excelência e se firmando como veículo que promove conhecimento, valoriza manifestações culturais, divulga produção científica e estimula a formação cidadã, fortalecendo os laços entre a Universidade Federal do Maranhão e a população maranhense.
Por: Sarah Dantas
Fotos: Agaminon Sales (SCOM) e Raul Pontes (TV UFMA)
Revisão: Jáder Cavalcante