Turma 132 do curso de Odontologia recebe o grau em cerimônia de colação de grau especial

publicado: 20/01/2022 12h21, última modificação: 21/01/2022 09h12

De forma remota, a Universidade Federal do Maranhão realizou, na terça-feira, 18, a solenidade de colação de grau especial da turma 132 do curso de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), referente ao primeiro semestre de 2021. A cerimônia foi presidida pela coordenadora do curso, a professora Erika Martins Pereira, representando o reitor Natalino Salgado, e a mesa contou ainda com a paraninfa, Letícia Machado Gonçalves, a patronesse, Elizabeth Lima Costa, e o representante da turma, Darlon Martins Lima.

A paraninfa da turma falou sobre seus bons sentimentos em relação a essa grande etapa concluída por seus alunos: “Primeiro quero falar a vocês que amem muito, a si, seus entes queridos, sua profissão e seus pacientes. Segundo, sabedoria: sejam sábios para concluírem que nada sabemos e que agora vocês têm que procurar a sabedoria, porque a responsabilidade é muito maior com seus pacientes. Por último, quero falar sobre felicidade, esse sentimento que não pode ser fugaz e efêmero, mas que deve ser encarado como perpétuo, infinito. Esses três mais nobres sentimentos se misturam e, somados, constroem um manual de conduta para todas as profissões”.

O orador oficial, Gabriel Silva, relembrou a jornada da turma durante o curso. “Em nome dos nossos sonhos, suportamos dias difíceis. O curso integral nos fazia ficar longos períodos na faculdade, muitas vezes por mais de 12 horas, e nosso prédio virou segunda casa. O cansaço foi companheiro de jornada, o chão frio da biblioteca se tornou uma cama quente, e os livros viraram travesseiros. Os materiais exigidos pelo curso são caros, mas indispensáveis para as atividades. Com muitos esforços, adquirimos. Além de outros, veio o desafio final e o maior: a pandemia, que trouxe o medo e a incerteza em nossos corações, nos fazendo duvidar inclusive de um futuro. Mas, no fim, vencemos”, exaltou.

A coordenadora do curso endossou a fala dos outros colegas de mesa e falou ainda sobre a força da turma e os desafios que sevem para fortalecê-los ainda mais. “Vocês realmente sabem o que é força, fé, perseverança, garra, esperança e a gratidão. Sejam gratos a todos os momentos, inclusive os mais desafiadores, porque, graças a eles, hoje vocês são os novos cirurgiões-dentistas. Os desafios só começaram, mas, como disse a professora Letícia, vocês sempre vencerão. Parabéns a vocês e a toda a família, sejam realmente os melhores que puderem”, proferiu a professora Erika Martins.

Para assistir a cerimônia completa, acesse o Canal Institucional da UFMA no YouTube:

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque