Trinta alunos de Imperatriz, Grajaú, Sítio Novo do Maranhão, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu colam grau em cerimônia especial do curso de Licenciatura em Pedagogia do Parfor

publicado: 25/08/2021 18h21, última modificação: 26/08/2021 11h26
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Foi realizada, na segunda-feira, 24, a Colação de Grau Especial do Programa de Formação dos Professores da Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Parfor) do curso de Licenciatura em Pedagogia dos municípios de Imperatriz, Grajaú, Sítio Novo do Maranhão, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu, referente ao primeiro semestre de 2020. Ao todo, 30 alunos receberam a outorga do grau em cerimônia presidida pelo vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, e transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A paraninfa oficial e professora do curso, Cristina Torres da Silva Ferreira, pontuou em seu discurso que nada pode tirar o brilho desse momento, apesar das dificuldades enfrentadas por eles ao longo do caminho. “Agradeço a Deus por estar aqui feliz e celebrar esse momento com vocês nesse encerramento de um dos ciclos das nossas vidas profissionais. Aproveito a ocasião para informar que, nesse período que passei com vocês, mudei significativamente na minha vida pessoal e trajetória acadêmica, por dois motivos: primeiro, porque cresci como pessoa, por causa de diferentes contextos vividos por vocês; e segundo, ao vê-los aqui, mesmo nessa sala virtual, percebo que contribuí com sua formação acadêmica, e aprendi, e muito, com a determinação e dedicação de cada um de vocês”, comentou.

Nádia de Sousa Santos, oradora oficial e representante dos formandos do primeiro semestre de 2020, falou, em seu discurso, sobre as dificuldades que todos enfrentaram durante a trajetória na graduação. “A tarde de hoje é apenas gratidão: quero agradecer a Deus e aos professores, e a toda a coordenação da Universidade Federal do Maranhão, por nunca nos deixar na mão. A UFMA nos fez lutadores, pois a vida é combate, é o que diz o escudo da instituição”, disse emocionada.

O vice-reitor congratulou os novos graduados e desejou sucesso. “Meus parabéns a todos e a todas por essa imensa vitória, afinal de contas, em um país de tantas desigualdades como o nosso, fazer um curso superior não é algo fácil, mas é possível. Para mim, é uma felicidade enorme poder prestigiar esse momento, pois sou também professor do Parfor e fui professor da maioria dos que estão formando aqui hoje e estou muito grato por saber que consegui contribuir de alguma forma para esse momento especial”, finalizou.

Saiba mais

A mesa virtual da colação de grau contou ainda com a presença do prefeito de Grajaú, Mercial Lima de Arruda; do coordenador geral do Parfor, José Carlos de Melo; da diretora de Ações Especiais da UFMA, Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo; e dos coordenadores locais do curso de Pedagogia do Parfor Maria Navegante Silva Xavier, Cristina Torres da Silva Ferreira, Nelice Alves da Silva e Francisco de Assis Carvalho de Almada.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes