Notícias

Triagem Auditiva e Ocular em neonatos é tema de novo curso da UNA-SUS-UFMA

publicado: 08/04/2022 09h39, última modificação: 09/04/2022 12h49

O número de casos de deficiências auditivas e visuais em crianças é relevante em diversos países e, de acordo com especialistas, uma parte considerável desses diagnósticos poderiam ser evitados caso estratégias de intervenção precoce qualificadas fossem implementadas nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. Para compreender os impactos, a epidemiologia e os indicadores de risco dessas deficiências, assim como o desenvolvimento da criança antes e após os testes de triagens neonatais, estão abertas as inscrições, até 3 de outubro, para o curso “Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON) no site da UNA-SUS-UFMA.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) e Ministério da Saúde — por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD-MS). Com carga horária de 30 horas e início imediato, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja,  sem a mediação de tutores.

O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A qualificação é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), bem como em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, apresentação interativa e questionário avaliativo. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. 

Temáticas abordadas

O curso apresenta os seguintes conteúdos: Epidemiologia da deficiência auditiva e deficiência visual em neonatos; Identificadores de risco para deficiência auditiva e visual em neonatos (história clínica); Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON): conceitos, finalidades, rede de atenção, período de realização e indicadores de qualidade dos exames; Etapas dos testes de TAN e TON; Diagnóstico, monitoramento e acompanhamento de neonatos; Marcos do desenvolvimento da infância: aspectos auditivos e visuais; Registros de resultados e controle dos encaminhamentos.

UNA-SUS-UFMA

A UNA-SUS-UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à DTED-UFMA. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações acesse www.unasus.ufma.br

Por: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: