Notícias
Três Deputados Federais destinam emendas individuais para fortalecimento da UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, recentemente, emendas parlamentares individuais dos deputados federais Rubens Pereira Junior (PT-MA) e Marcio Jose Honaiser (PDT-MA). Em 2023, os deputados Allan Garcês (PP-MA), Rubens Pereira Junior e Duarte Júnior (PSB-MA) também destinaram emendas para a instituição. Esses recursos são essenciais para fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFMA.
Em suas quase seis décadas de vida, a UFMA tem sido uma agente de transformações sociais e econômicas, promovendo pesquisas que atendem às necessidades locais e contribuindo para a geração de conhecimento que contribui com a sociedade em todas as suas vertentes, impulsionando o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios regionais, ao mesmo tempo em que forma profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho.
Com um foco constante na inovação e na relevância social, a UFMA desempenha papel fundamental nas áreas da saúde e educação bem como na própria economia do Maranhão. Nos últimos cinco anos, a UFMA contribuiu com quase R$ 1,5 bilhão por ano em impostos, além de aproximadamente R$ 1,51 bilhão em ICMS, se considerarmos a folha de pagamento da instituição e as contribuições fiscais dos servidores da UFMA e EBSERH-HUUFMA.
Hoje, são nove câmpus distribuídos pelo Maranhão, oferecendo 96 cursos de graduação presencial, 78 cursos de pós-graduação, atendendo a mais de 54 mil discentes São, ainda, 39 polos da Universidade Aberta do Brasil, abrangendo indiretamente 170 municípios, 13 cursos de graduação EaD e sete cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), além de contar com mais de 150 mil alunos especiais anuais nos programas UNA-SUS e UFMA Virtual.
A UFMA está presente nos mais importantes rankings nacionais e internacionais, sendo a maior produtora e divulgadora do conhecimento científico e tecnológica do Maranhão e a 13ª instituição com mais depósitos de patentes no país. Toda essa produção de altíssima relevância destaca a capacidade da instituição de transformar pesquisa em tecnologia aplicável.
Para manter seu compromisso com a excelência acadêmica e com a responsabilidade social, é necessário um investimento financeiro alto, capaz de propiciar uma educação pública, gratuita, inclusiva e de excelência. Nesse sentido, as emendas parlamentares são um auxílio indispensável à sustentabilidade financeira das instituições de ensino.
Esses recursos auxiliam na modernização das salas de aula, na aquisição de novos equipamentos e a melhoria das infraestruturas; computadores, projetores, ar-condicionados, manutenções e melhorias contínuas são realizadas por meio deles. As emendas, portanto, são cruciais para proporcionar um ambiente de aprendizado mais adequado e estimulante para nossos discentes, garantindo que tenham acesso às melhores condições para sua formação acadêmica.
Apoio à Pesquisa - No campo da pesquisa, os recursos são destinados ao financiamento de projetos inovadores que buscam soluções para os desafios regionais e nacionais. A UFMA poderá ampliar suas parcerias com outras instituições e empresas, promovendo a produção de conhecimento e tecnologia de ponta. Esse apoio é vital para que nossos pesquisadores continuem a desenvolver estudos que impactem positivamente a sociedade.
Fortalecimento da Extensão - As atividades de extensão, que levam o conhecimento acadêmico para além dos muros da Universidade, também são beneficiadas. Com as emendas, é possível expandir programas e projetos que atendem às necessidades da comunidade local, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável.
A UFMA agradece aos parlamentares que reconhecem a importância da instituição e da educação superior pública e, assim, investem no futuro da nossa sociedade. Com esses recursos, a UFMA continuará a desempenhar seu papel como um centro de excelência, formando profissionais qualificados e contribuindo para o progresso científico, tecnológico, da saúde e social do Maranhão e do Brasil.
Revisão: Jáder Cavalcante