Notícias
Três alunas egressas do Câmpus Grajaú foram aprovadas para programas de pós-graduação do IFMA
As alunas egressas Ariane Carneiro, Vanilma Rêgo e Ana Paula Nunes, do curso de Ciências Naturais-Química, Câmpus Grajaú, foram aprovadas para o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) das cidades de Porto Franco e Sítio Novo do Maranhão. As egressas são pesquisadoras do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec).
Ariane teve como tema do TCC “Avaliação da Atividade Antibacteriana de Extratos das Folhas de Eucalyptus SP” e foi orientada pelo professor Jeferson de Almeida Rocha. Ela comentou que está muito grata com sua aprovação. “Essa fase da minha vida é muito especial, e não posso deixar de agradecer a Deus toda a força, ânimo e coragem para ter alcançado meus objetivos, aos meus amigos e familiares o apoio e à UFMA e aos professores, que me receberam de braços abertos, me proporcionando recursos e ferramentas para evoluir”, destacou.
A discente Vanilma pesquisou para o seu trabalho a “Obtenção de filmes a partir do Mesocarpo de babaçu (Orbignya só) Despigmentado para aplicações biotecnológicas”, que contou com a orientação da professora Antônia de Sousa Leal. A aluna comenta que é mais uma realização de um sonho. “Sinto-me extremamente feliz por estar materializando o sonho de dar continuidade a minha trajetória acadêmica, a tão sonhada pós-graduação, que me possibilitará aprofundar meus conhecimentos e ser uma profissional ainda mais capacitada na atividade docente”, exaltou.
Já Ana Paula fez o estudo “Avaliação da Atividade Anti-helmíntica de extratos de Eucalyptus SP contra Schistossoma mansoni” para o TCC, tendo a orientação do professor Jefferson de Almeida Rocha. Ela conta que está muito feliz pela oportunidade de ingressar na pós-graduação. “É uma nova etapa na minha vida e na minha carreira, por se tratar de uma instituição como o IFMA. Estou muito grata a todos que me ajudaram a alcançar mais essa conquista, aos meus professores da UFMA, que sempre me apoiaram e incentivaram. Eu só tenho a agradecer tudo que a UFMA é na minha vida”, acrescentou.
Para a professora e coordenadora do Cienatec, Ionara Nayana Gomes Passos, é muito gratificante ver as alunas alcançarem seus objetivos. “Isso só nos mostra a importância do Cienatec. Estamos sempre procurando, com as nossas pesquisas, incentivar nossos pesquisadores a fazer pós-graduações e seguir suas carreiras”, pontuou.
Texto: Hugo Oliveira
Produção: Laís Gomes
Revisão: Jáder Cavalcante