Notícias
Tiveram início ontem, 17, com transmissão no Youtube, o III Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades e o I Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação
Tiveram início ontem, quarta-feira, 17, o III Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades (III Emges) e o Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na Educação (I Sicode), que abordam o tema “Corpos, gêneros e sexualidade: tensões e desafios frente às políticas neoconservadoras”. Os eventos foram abertos em solenidade transmitida pelo canal no youtube do Grupo de Pesquisa Gênero e Sexualidade (Gesepe).
Estiveram presentes professores e coordenadores dos respectivos grupos e representantes de programas de educação da Universidade Federal do Maranhão. O Encontro e o Simpósio promovem discussões acerca das produções acadêmicas e científicas sobre os corpos, relações de gênero e sexualidades, tais como objeto de estudo voltados às diversidades humanas de diferentes lugares políticos.
“O tema do III Emges e do I Sicode assumem um caráter transnacional ao procurar estabelecer laços entre os gêneros e a sexualidade de diversos estados e países, buscando promover espaços de interlocução e considerando os contextos diversos dentro dos campos de conhecimento”, ressaltou a coordenadora do Gesepe, Sirlene Mota Pinheiro.
Ela ressaltou que esses eventos buscam combater as variadas formas de sexismo e violência que são reproduzidos no cotidiano, além de congregar e oportunizar espaços de socialização de experiências entre professores estudantes e pesquisadores sobre a diversidade de gênero das sexualidades e dos corpos na educação.
Saiba mais
Os eventos são realizados pelo Gesepe, vinculado ao Departamento de Educação I, em parceria com o Grupo de Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero (Neperge).
Confira a transmissão do evento:
Por: Michelle Sousa
Produção: Marcos Paulo Albuquerque