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Telessaúde Maranhão participa da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde
A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), por meio do Núcleo de Telessaúde Maranhão, participa do 11º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms), que ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril, realizado em Goiânia (GO). Como um dos principais Congressos no campo da Telemedicina e Telessaúde, o evento reúne profissionais de diversas áreas para promover uma discussão abrangente e estimulante sobre temas atuais e inovadores no campo da Saúde Digital.
Durante a solenidade de abertura do XI CBTms, ocorrido na sexta-feira, 12, o coordenador do Núcleo de Telessaúde Maranhão, professor Humberto Serra, participou da mesa de autoridades representando todos os núcleos do Brasil.
Em seu discurso, o professor Serra destacou o papel crucial dos núcleos de Telessaúde na transformação digital do atendimento de saúde em nosso país. “Com o uso inovador de ferramentas de comunicação e tecnologia, estamos ajudando a superar barreiras geográficas levando atendimento especializado e educação continuada para as áreas mais remotas e carentes desse país. Isso tem feito uma diferença significativa na vida de milhões de brasileiros, permitindo acesso a tratamentos e diagnósticos antes inacessíveis”, proferiu.
O impacto da pandemia da COVID-19 no sistema de saúde também foi destaque no discurso do professor Serra. “Nos últimos anos, enfrentamos desafios sem precedentes, especialmente com a pandemia da COVID-19. No entanto, essa crise também destacou a importância e o potencial da telemedicina e telessaúde como soluções para manter a saúde e o bem-estar da população, mesmo em tempos difíceis. Hoje, reafirmamos nosso compromisso de continuar avançando na integração dessas tecnologias para o Sistema Único de Saúde, contribuindo para sua eficiência, qualidade e segurança. A colaboração entre profissionais da saúde, pesquisadores e instituições é fundamental para alcançarmos nossos objetivos comuns”, declarou.
A equipe do Telessaúde Maranhão apresentou, ainda, o trabalho “Relato de experiência de auditoria das respostas das teleconsultorias de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde”, de autoria de Rubem Silva, Humberto Serra, Cirlandio de Lima, Amanda Araújo, Vitor Ferreira Nunes e Luiz Gonzaga de Souza Penha.
De acordo com o programador do Telessaúde Maranhão, Rubem Silva, o artigo está dentro da área de tecnologias digitais e informação em saúde, que visa o uso de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TICs) para qualificar a atenção primária à saúde no SUS oferecendo atividades de teleconsultoria, telediagnóstico, teleducação e segunda opinião formativa.
“O trabalho tem como objetivo demonstrar como o nosso núcleo realiza a auditoria e a qualidade das respostas encaminhadas aos solicitantes consoantes com o protocolo de resposta do Ministério da Saúde. Para isso, a auditoria da qualidade das respostas foi realizada em uma amostra de 653 teleconsultorias entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018. O auditor e o teleconsultor foram mantidos anônimos para garantir a imparcialidade. Cada resposta foi avaliada com base em critérios como resposta direta, referências e outros atributos, utilizando uma escala de Likert. Com base nisso, 85% das respostas foram avaliadas como positivas (excelente, muito boa, boa), demonstrando o compromisso dos teleconsultores com a qualidade e o protocolo. 15% foram consideradas negativas (regular, ruim), refletindo a importância da auditoria para manter a qualidade das respostas”, explicou Rubem Silva.
Por: Maiara Pacheco