Notícias

Técnicos Administrativos em Educação (TAES) concluem curso de capacitação do Programa de Modernização da UFMA

publicado: 02/09/2025 15h24, última modificação: 02/09/2025 19h16
O Treinamento faz parte da Política de Qualidade da Graduação (Qualigrad), eixo central do Programa de Modernização da UFMA, que tem a missão de promover melhorias contínuas em todos os setores da Universidade
Técnicos Administrativos em Educação (TAES) concluem curso de capacitação do Programa de Modernização da UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, na última sexta-feira, 29, a conclusão do curso de qualificação profissional voltado para os Técnicos Administrativos em Educação (TAES) da Universidade. Ao todo, 119 servidores participaram do treinamento, que faz parte do Programa de Modernização da UFMA e é um importante passo para promover a eficiência da instituição e oferecer à comunidade processos mais ágeis. 

No evento de encerramento, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, parabenizou os técnicos e reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento contínuo do quadro de servidores dentro da política de qualidade proposto pelo programa.  “Os nossos técnicos que atuam hoje nos departamentos vão passar a atuar nas coordenações e, com isso, as atividades também mudam. Por isso estamos fazendo essas capacitações, para que, ao assumirem nas coordenações, eles estejam preparados para esse novo momento que a Universidade está atravessando”, pontuou o reitor.

Para os técnicos, o curso representou uma oportunidade de aprimorar habilidades e contribuir para a modernização da Universidade. O servidor Fernando Rodrigues participou do treinamento e elogiou a iniciativa. “O treinamento é necessário, porque ainda estávamos no ‘século 20’, então precisamos nos atualizar e, para mim, que já participei de vários cursos, esse está sendo um dos mais importantes, porque são novos programas e novas metas da Universidade", destacou o servidor. 

Já para o servidor Joel Jacinto Lopes, o treinamento é uma oportunidade de engajar os servidores e, principalmente, para oferecer um melhor atendimento à comunidade. “Fazia muito tempo que não tínhamos um treinamento como esse, e eu vejo como uma oportunidade para fortalecer a participação dos técnicos e fazer com que se integrem às novas tecnologias, porque nós atuamos diretamente com a comunidade e precisamos estar atualizados”, disse. 

Com a conclusão do curso, a expectativa é que os conhecimentos adquiridos pelos servidores técnicos sejam aplicados em todos os setores da Universidade, proporcionando ao público geral um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.  

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: